Arroz branco é muito mais saudável que o integral

Entenda porque o arroz branco, no fim das contas também pode ser visto como o melhor para ser consumido
arroz branco vs integral

Foto: Reprodução

arroz é uma tradição milenar. Ele faz parte da cultura culinária de diversos povos, e nós, brasileiros somos verdadeiros amantes do arroz. De alguns anos para cá surgiu a ideia de que o arroz integral era mais saudável, magro e benéfico do que o arroz branco. Mas será que isso é verdade?

Muito se fala sobre o assunto mas poucas são as conclusões, por isso é importante entender as diferenças entre os grãos. O arroz integral tradicional não passa pelo processo de industrialização, garantindo as qualidades nutricionais. Isso quer dizer que ele não é submetido ao processo de polimento, mantendo a camada externa do grão, o que conserva as suas propriedades nutricionais. É rico em fibras, vitaminas B1, B2, B6, B12 e magnésio. 


O cereal integral ajuda a manter o bom funcionamento do intestino, devido a presença das fibras. Também favorece a saúde ocular, prevenindo a degeneração e possui por conter propriedades antioxidantes, retarda as ações dos radicais livres no organismo.

Já o arroz integral oferece as vantagens como o selênio, que por sua vez, previne doenças do coração e artrite reumatóide. Também tem um alto teor em magnésio, que ajuda o organismo a criar ácidos graxos essenciais.

benefícios do arroz branco e do integralEste tipo de arroz é altamente recomendado para pessoas que estão lutando para perder peso, pois melhora as funções metabólicas, aumentando os nutrientes e eliminar os compostos que o corpo não precisa. E seu alto nível de antioxidantes fazem com que o arroz integral se compare com o chá verde.

Entre outras coisas, o arroz integral ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue baixos, por isso ele é uma boa escolha para as pessoas que sofrem de diabetes.

Arroz branco ou arroz integral?

Há alguns anos, alguns imigrantes trouxeram um conceito de alimentação tido como saudável, na qual apresentavam que o arroz não polido, mais conhecido como o arroz integral era o alimento perfeito, ao contrário do arroz branco. 

Na prática, o arroz integral além de demorar mais para ser digerido, está cheio de fitatos e lectinas, anti nutrientes naturais que se ligam a vitaminas e minerais, impedindo-os de serem absovidos. Esses nutrientes são encontradas na membrana exterior do arroz integral, justamente aquela parte que é removida no método mecânico de polimento.

Ou seja, embora o arroz integral seja um pouco superior ao arroz branco, eles são carregados de anti nutrientes, o que significa que algumas vitaminas e minerais não estão sendo absovidos corretamente. Ele também acumula mais arsênio, uma toxina cancerígena proveniente da poluição. 

Já o arroz branco, além de acumular menos toxinas, tem um amido mais neutro, de digestão mais suave, e carga glicêmica semelhante, que em moderação pode ser considerado um bom alimento.

Vale lembrar que os legumes e as verduras ainda são as melhores fontes de vitaminas e minerais.

Mitos da alimentação saudável

Encontramos algumas dessas informações nutricionais no vídeo sobre mitos alimentares no canal do Flávio Passos, pesquisador em nutrição e alimentação saudável. Você pode saber mais sobre o arroz a partir do 22'35 ' no vídeo!

Comente

Assuntos relacionados: arroz integral arroz cozido dietas