Aproveite o melhor da feira, com baixo custo!

Aproveite o melhor da feira

Foto: Kate Kunz/Corbis

Ficar atenta a época certa da safra de verduras, legumes e frutas lhe trará mais saúde, além de economizar na hora de fazer a feira. Os alimentos da época possuem mais nutrientes e menos agrotóxicos, por isso vale a pena dar preferência na hora da compra, e dessa forma você também sempre estará variando nas escolhas, garantindo o consumo de mais vitaminas e minerais.

Agora nos meses de Agosto e Setembro podemos citar alguns alimentos que você irá encontrar com mais facilidade na feira: tangerina, morango, alho-poró, inhame, mostarda, alcachofra. A seguir destacarei os nutrientes que esses alimentos possuem e os benefícios que eles podem trazer para sua saúde.

Tangerina - Fonte de vitamina A, C e complexo B, rica em fibras. Pode ajudar na prevenção e no tratamento de gripes e resfriados e prisão de ventre. Uma unidade possui cerca de 50 calorias, ou seja, ideal para quem quer manter a boa forma. Você pode comer a fruta in natura ou fazer suco, preparar doces, geléias, etc.

Morango - O morango também fornece poucas calorias, cinco morangos (de tamanho médio) possuem cerca de 24 calorias. Quanto às vitaminas, podemos encontrar a vitamina C, que ajuda na cicatrização, atua contra infecções e colabora com absorção de ferro no organismo. O potássio também está presente, mineral que exerce papel na atividade dos músculos, atua na transmissão nervosa, na tonicidade muscular e na função renal. Inúmeras preparações podem ser realizadas com o morango, suco, vitamina, doces, etc.

Alho-Poró - Fonte de vitamina A, C, potássio, cálcio e fósforo, o alho-poró é antiinflamatório e colabora com o bom funcionamento do sistema imune. Ele pode ser consumido cru (especialmente a parte branca) em saladas e patês, em recheios de tortas e sopas, omeletes, risotos, enfim são várias opções. O melhor é consumir o mais cru possível, para que conserve suas características naturais.

Inhame - É um tubérculo rico em amido, carboidrato. No Nordeste é geralmente consumido no café da manhã, cozido em água e sal, em substituição ao pão, mas pode ser consumido de outras formas, como purê, em sopas, carnes, etc. Fonte de vitaminas A, B e C e minerais como fósforo e potássio.

Mostarda - A mostarda é uma verdura que contém minerais como cálcio, fósforo e ferro, além das vitaminas A e B. A mostarda contém ainda grande quantidade de fibras, importante para o bom funcionamento do intestino. Um prato de sobremesa de mostarda fornece menos de 15 calorias. Suas folhas podem ser consumidas cruas, cozidas no vapor, refogadas e incluídas em preparações.


Alcachofra - Cada unidade cozida fornece apenas 62kcal. O alto teor de vitaminas do complexo B que existe neste alimento é responsável por desencadear várias reações do organismo e por regular a construção dos tecidos do corpo. Os minerais também estão presentes na composição da alcachofra, entre eles temos o ferro, o cálcio e o fósforo. Mas as características que tornam este alimento nutritivo não terminam por aqui, a alcachofra fornece uma boa quantidade de fibras, que estimulam o bom funcionamento do intestino e colabora na diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

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