Aproveite as sobras dos alimentos

Aproveite as sobras dos alimentos

Aproveite talos, cascas, folhas e sementes dos vegetais e das frutas, pois desperdiçá-los é jogar fora dinheiro e saúde, pois essas partes dos alimentos concentram altas doses de nutrientes.

Aproveitar os alimentos por completo aumenta a ingestão de vitaminas, minerais e fibras. E, se o consumo for regular, ainda representa uma boa economia.

Talos - exceto o de mandioca, por ser tóxico, os talos dos legumes e verduras podem ser aproveitados picados ou triturados em massas de bolos, pães e panquecas e ainda em ensopados, omeletes, farofas, bolinhos ou misturados em sopas. Podem, ainda, ser utilizados no preparo de saladas, e patês.

Cascas - cascas de laranja, tangerina e maracujá viram deliciosas geleias. As de maçã e mamão incrementam vitaminas de frutas. Anote aí: a casca da laranja tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa, enquanto as da maçã e da mexerica têm o dobro de vitamina C em relação à polpa.

A entrecasca (que fica entre a polpa e a casca) da melancia, do melão e do maracujá pode ser preparada em forma de compota. E a de melancia, se refogada com carne moída, fica igual ao chuchu.

Folhas - folhas de cenoura e beterraba cruas caem bem na salada. E as de batata-doce, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete, refogadas.


Sementes de frutas também podem ser aproveitadas. Sementes torradas e moídas se tornam farinhas no preparo de bolos, pães e biscoitos. Se for preciso, complete com farinha comum.

Por Jessica Moraes

Comente