Aprenda a comer para emagrecer

Aprenda a comer para emagrecer

Foto: Dreamstime

Um dos fatores que favorece o aumento de peso é a alimentação inadequada. Comer fora de horário, excesso de doces, frituras, e gorduras são algumas das causas para o acúmulo indesejado de peso. Para evitar que isso aconteça, nada melhor do que emagrecer comendo.

Por isso, a nutricionista Dafne Oliveira, preparou uma série de dicas especiais para o site Comidas E Receitas para quem quer e precisa emagrecer de forma saudável.

O primeiro passo é fazer uma reeducação alimentar e escolher os alimentos certos na hora de cada refeição. Alguns deles são grandes aliados da perda de peso.

"Os alimentos termogênicos (chás), favorecem o aumento do nosso metabolismo, utilizando a gordura como fonte de energia. Além de conterem nutrientes (vitaminas e minerais) e fitoquímicos essenciais para o processo de emagrecimento, contém fibras, proteínas e, em alguns casos, gorduras mono e poliinsaturadas, importantes para o bom funcionamento do nosso organismo", afirma a especialista.

Alimentos gordurosos e calóricos são inflamatórios, o que significa que eles ajudam a acumular a gordura onde ela não deveria estar. Fatores emocionais e o sedentarismo, por exemplo, também atrapalham o processo de emagrecimento. Sendo assim, ingerir alimentos que tenham função antiinflamatória, como por exemplo, o brocólis, a couve-flor, o repolho, a berinjela e a cebola ajudam a perder peso de forma eficaz.

Além de hidratar bastante, a água de coco é outra opção de emagrecimento saudável. Fazem parte dessa lista também, o arroz integral, a quinoa, a berinjela e temperos como alho, coentro, pimenta preta e canela.

Ao contrário de algumas dietas, os alimentos que colaboram para o emagrecimento, não costumam ter contraindicações.

"A restrição depende muito de cada caso, da patologia que o indivíduo pode ter e da tolerabilidade que o indivíduo tem para com o alimento. Para alguns indivíduos, o repolho, por exemplo, provoca desconforto intestinal por ser um alimento flatulento. Para gestantes, não é indicado administrar chás, como o chá verde", orienta a nutricionista.


Incorporar alguns dos alimentos termogênicos nos pratos é uma boa ideia para começar a emagrecer com saúde. "O ideal é tentarmos encaixar pelo menos um desses, em três ou quatro refeições do dia. Se o indivíduo possui um alto nível de estresse, é bom inclui-los em todas as refeições, pelo menos uma porção de cada alimento", conclui Dafne.

Por Jessica Moraes

Comente