Aposte na sardinha para a Semana Santa

Aposte na sardinha para a Semana Santa

Foto: Reprodução Cybercook

Preço acessível, fácil de encontrar, versátil na cozinha e riquíssima em nutrientes e propriedades funcionais, sem dúvida a sardinha é uma excelente opção para quem busca saúde e praticidade.

A sardinha é fonte de proteína, cálcio, fósforo, zinco, ferro e ácidos graxos ômega-3, todos colaboram com o bom funcionamento do coração, reduzem o risco de infarto, além de ajudar a controlar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue e auxiliar na prevenção da diabetes e osteoporose.

Você pode começar desde já a incluir a sardinha no seu cardápio duas vezes por semana e ter todos esses benefícios. Mas cuidado com a forma que vai preparar. Geralmente as pessoas passam na farinha e fritam no óleo, mas não faça dessa maneira porque a fritura modifica a estrutura do óleo saudável presente na sardinha, perdendo assim todas as propriedades

Que tal fazer assada no forno com batata e legumes, ou grelhada, ensopada, ou até mesmo aquela preparação também conhecida "escabeche"? Sem falar nas inúmeras preparações que se pode utilizar a sardinha como recheio: tortas, patês, suflês, omeletes etc.

Se preferir, de vez em quando consuma a versão em lata, que é bem prática também. Você sabia que a sardinha em lata tem bem mais cálcio do que a sardinha fresca? A diferença é enorme, comparada com a fresca, isso acontece porque a sardinha em lata possui a espinha do peixe, rica em cálcio, que é macia e fácil de ser consumida.

Dicas na hora da compra e armazenamento


- Quando for comprar a sardinha fresca observe se tem cores bem vivas, brilhantes. O corpo e a pele devem estar firmes e macios quando você tocar. Se a carne estiver mole é sinal de que o peixe não está fresco. Os olhos do peixe também devem estar brilhantes, tanto a parte clara transparente quanto a pupila. Depois de limpo você pode, se quiser, conservar no freezer.

- Quando for comprar a sardinha em lata veja se está dentro do prazo de validade, se a lata está em bom estado de conservação, se não está furada, amassada, enferrujada. Depois de aberta a lata, você pode manter a sardinha na geladeira, em recipiente fechado.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente