Aplicativo aponta as calorias dos alimentos

aplicativo calorias

foto: reprodução

Já pensou ter um aplicativo no seu celular que registra a quantidade de calorias presentes num alimento simplesmente passando um dispositivo sobre ele, como um scanner?

Pois esse aplicativo é um projeto que está quase finalizado. Ele só precisa da arrecadação de donativos para angariar os custos.

O TellSpec funciona assim: você aponta o aparelho (uma espécie de mini controle) e aponta para a comida (mesmo se estiver em embalagem de plástico e vidro) e espera tocar um bipe. O aparelho então analisa os resultados usando um algoritmo e envia um relatório para o seu celular smartphone, dizendo que alérgenos, substâncias químicas, nutrientes, calorias e ingredientes estão presentes no alimento, tudo isso em segundos.

A ideia veio da empreendedora Isabel Hoffman e do matemático Stephen Watson. A filha de Isabel tem intolerância ao glúten. Em virtude dessa necessidade, Isabel procurou um mecanismo que pudesse checar e averiguar se o alimento continha ou não glúten, não apenas no supermercado.

O melhor de tudo é que o resultado vai além do rótulo do produto, porque detecta cada ingrediente contido ali e explica, o que facilita a vida de leigos.

Faltam menos de 20 dias para finalizar o financiamento e felizmente o valor para disponibilizá-lo ao público já foi atingido. A má notícia é que o produto entrará no mercado só daqui a cerca de 2 anos, com um valor inicial aproximado de 150 dólares. O jeito é esperar e por enquanto ficar bem atenta aos rótulos dos produtos.

Por Jessica Moraes

Comente