Anemia causada pela falta de ferro tem solução

anemia

Shutterstock

O ferro é um nutriente essencial ao organismo. Ele está diretamente associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte do oxigênio dos pulmões para todo o corpo. A endocrinologista Vivian Estefan ensina evitar essa doença: "A anemia pode ser consequência de uma alimentação desbalanceada. Muitas pessoas tendem a comer mais carboidratos, gorduras e poucos alimentos ricos em ferro", diz. Parasitoses intestinais, perdas agudas ou crônicas de sangue via gastrointestinal e menstruações abundantes são outras possíveis causas.

Quando bem dosado no organismo, o nutriente reforça a imunidade e evita o aparecimento de doenças virais e bacterianas. A sua falta pode também ocasionar a redução do apetite e emagrecimento. "Em geral, as pessoas sentem fraqueza, fadiga, tontura e até mesmo falta de ar, na prática de exercícios físicos", reforça Vivian. Para detectar a doença, é preciso fazer uma avaliação clínica e exame laboratorial (de sangue).

"Alguns cuidados na seleção de alimentos que fazem parte das refeições ajudam a melhorar tanto a absorção quanto o aproveitamento do ferro pelo organismo. A ingestão de carnes, leguminosas (feijão), verduras verde-escuro, leite e derivados são importantes", analisa a especialista.

Ainda segundo a médica, o tratamento pode ser feito de diversas formas, além dos cuidados alimentares. Se for detectada alguma parasitose, é preciso tomar medicamentos específicos. Assim como o tratamento das irregularidades menstruais." Muitas vezes, o sulfato ferroso (via oral/intravenosa) é capaz de auxiliar o tratamento. "Mas, ao apresentarem os sintomas, as pessoas deverão procurar um médico", alerta.

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: saúde anemia ferro