Alimentos viram máscaras caseiras e tratam a pele

Alimentos viram máscaras caseiras e tratam a pele

Foto: Dreamstime

Comer de maneira diversificada é importante, pois os alimentos têm propriedades diversas. Algumas frutas são capazes de retardar o envelhecimento da pele e podem ser acrescidas à rotina diária de uma dieta balanceada, como a manga e a goiaba. Mas os alimentos do nosso dia-a-dia também pode ter outra função quando se trata de beleza: eles podem ser cosméticos funcionais e ajudarem a melhorar a aparência e a hidratação da pele.

O professor Maurício Pupo, Coordenador da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO afirma que a manga é a maior fonte de vitamina A dentre todas as frutas. "A manga é responsável por regenerar a pele, pode ser ingerida tanto como suco ou aplicada no rosto, no período da noite, deixando agir por 30 minutos, com o resultado de uma pele macia e hidratada.

Já a goiaba, quando consumida na quantidade ideal, funciona como filtro solar, diminuindo os malefícios causados pelo sol. Uma ótima opção de peeling é a romã, aplica-se seu suco na pele, dia sim, dia não, pois a fruta ajuda a clarear as manchas do rosto", completou Pupo.

O professor dá dicas de alimentos que podem ser transformados em máscaras caseiras coloridas:

Máscara de beterraba (vermelha): rica em Vitamina C que combate rugas. Use metade de uma beterraba crua e ralada, bata no liquidificador com uma xícara de água, engrossando com aveia em flocos a gosto. Aplique por 20 minutos na pele, retirando em seguida com bastante água.

Máscara de papaia com cenoura (amarela): rica em papaína ajuda a manter a pele macia e funciona como um peeling mais leve. Bater um quarto de mamão papaia com meia cenoura e uma xícara de água, engrossando com aveia em flocos a gosto. O ideal é aplicar uma a duas vezes por semana, deixando agir por 20 minutos e retirando em seguida com bastante água. Amacia muito a pele.


Máscara de amoras (arroxeada/bordô): ideal para mulheres de meia idade, pois a fruta ajuda na reposição hormonal da pele, além de ser rica em antioxidantes e ácidos que a amaciam. Bater no liquidificador uma pequena porção (dez unidades) de amoras frescas ou congeladas com meia xícara de água e engrossar com flocos de aveia a gosto. Para se tornar mais hidratante, basta acrescentar uma colher de sopa de mel, deixar agir por 20 minutos e enxaguar completamente em seguida.

Por Catharina Apolinário

Comente