Alimentos que reduzem o colesterol e triglicérides

Alimentos que controlam o colesterol

É cada vez mais comum encontrar pessoas com os níveis de colesterol e/ou triglicérides elevados. Isso se deve principalmente ao tipo de vida que estamos levando. Entre os fatores que contribuem para isso estão a má alimentação, o sedentarismo e o estresse.

Depois de descobrir que essas taxas estão alteradas, o primeiro passo é excluir uma série de alimentos, principalmente fontes de gorduras e açúcares. Outra medida é praticar exercícios regularmente, mas o que também pode ajudar é incluir alimentos que melhorem esses níveis de gordura no sangue.

Veja quais são eles e porque são tão necessários:

Soja - A soja possuiu efeitos protetores sobre as doenças cardiovasculares e, consequentemente, sobre os níveis do colesterol HDL (aumenta) e LDL (diminui). Isso acontece devido à presença das isoflavonas presentes na soja.

Aveia e Linhaça - Estes dois cereais são fontes de fibras e só por isso já colaboram para melhorar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A aveia, possui um tipo de fibra solúvel chamada beta-glucana que, de acordo com vários estudos realizados, diminui o LDL (colesterol ruim). Já a linhaça possui considerável quantidade de ômega 3 em sua composição que também diminui o LDL e ajuda aumentar o HDL (colesterol bom).

Peixes - São fontes de ômega 3, que ajuda a controlar o colesterol e os triglicérides. Eles inibem a formação de plaquetas e colaboram na coagulação sanguínea, evitando assim tromboses e doenças cardiovasculares.

Suco de uva - Quanto mais natural melhor, principalmente se for feito com a casca. Dessa forma você obterá uma substância chamada resveratrol, um poderoso antioxidante que ajuda na redução do colesterol.

Castanha-do-Pará - O consumo regular dessa oleaginosa auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Os ácidos graxos insaturados presentes nela são os responsáveis por esse benefício, uma vez que eles ajudam na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue, e colaboram com o aumento do HDL.

Fitoesteróis - São substâncias semelhantes ao colesterol e são pouco absorvidas pelo intestino. Por competirem com o colesterol, contribuem para que esse seja menos absorvido, assim auxiliam na redução de seus níveis no sangue. As principais fontes são nozes, semente de girassol, soja, canola, trigo, milho, feijões, abacate, legumes e verduras. Também são encontrados, comercialmente, enriquecendo produtos como cremes vegetais, iogurtes e leite.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente