Alimentos que reduzem a barriguinha

Alimentos que reduzem a barriguinha

O abdômen é recipiente natural de gordura corporal. Essa área é preocupante para a saúde e estética da mulher, que quando se descuida pode criar os famosos ‘pneuzinhos’, gerar problemas orgânicos e atrasar o metabolismo, que se preocupa em queimar o acúmulo de gordura.

Porém, nada está perdido. Além dos exercícios sempre recomendados para melhorar o nosso desempenho corporal, alguns alimentos também são altamente indicados para a eficácia na redução da gordura abdominal.

"Uma alimentação associada ao consumo adequado de fibras (principalmente solúvel) e a atividade física podem ajudar no emagrecimento e na redução de gordura como um todo", afirma a nutricionista Ariane Machado. Ou seja, as fibras solúveis são ótimas destruidoras de gordura em geral e não somente no abdômen, porém, como nos explicou a profissional: "A gordura abdominal tem maior facilidade para responder ao mecanismo das fibras solúveis, refletindo no peso e na diminuição do perímetro dessa área".

Para entendermos como funciona o processo que esses agentes provocam no nosso organismo, a especialista ensina: "As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, são responsáveis pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e pela redução do colesterol plasmático". E continua: "As mesmas formam uma camada de proteção à mucosa do estômago e do intestino delgado, dificultando absorção de gordura, podendo reduzir o colesterol sanguíneo e os lipídios teciduais."

A nutricionista lembra ainda que as fibras solúveis fornecem a sensação de saciedade. Dessa forma, nos alimentamos menos e consequentemente contribuímos com o emagrecimento. Daí a explicação de que certos alimentos que contêm essas fibras podem reduzir a gordura abdominal e até ajudar a perder alguns quilinhos.

Dra. Ariane nos conta que as fibras solúveis são: B-glucano, pectinas, gomas, mucilagens, psyllium e algumas hemiceluloses. Os alimentos que contêm essa característica e que podemos (e devemos) adicionar à nossa rotina são: aveia, laranja com bagaço, goiaba, maçã, pêra, manga, ameixa, feijão, ervilha, lentinha e couve de Bruxelas.


Está na hora de criarmos o hábito de nos preocuparmos mais com nossa saúde e por que não começar agora? Vai da nossa imaginação inovar no prato do dia. Esses ingredientes podem ser inseridos no cardápio do café da manhã, do almoço, do jantar e em diversas sobremesas. Agora que você já sabe como emagrecer com saúde, aproveite!

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente