Alimentos que previnem doenças oculares

visãoalimentos

Foto - Shutterstock

Você sabia que a boa alimentação influencia diretamente no estado da saúde dos olhos? É isso mesmo! A nutricionista da Rede Mundo Verde, Thais Souza, explica como a ingestão de determinados alimentos podem combater o surgimento de doenças oculares.

De acordo com Thais, os radicais livres, que danificam as células do corpo, atingem também a área dos olhos causando danos aos componentes oculares. "A melhor forma de se prevenir é consumir alimentos com poderes antioxidantes, pois eles têm a capacidade de proteger o desenvolvimento e a progressão de problemas já existentes", afirma.

Para isso, recomenda-se a ingestão das seguintes propriedades:

- Vitamina A (presente na cenoura, abóbora, tomate, leite, ovos, entre outros);

- Niacina (amendoim, salmão, atum);

- Riblofavina (leite, carne bovina);

- Tiamina (cereais integrais, farinha de aveia, carnes, nozes);

- Folato (brócolis, espinafre, tomate);

- Vitamina E (óleos vegetais, gérmen de trigo);

- Ômega 3 (salmão, atum, sardinha);

- Vitamina B12 (peixes, ovos, carnes, cereais integrais).

A falta desses nutrientes no organismo pode, no entanto, estar relacionada a outros problemas relacionados à visão. Outro problema na visão, que pode ser prevenido por meio do consumo de ômega-3 é a secura dos olhos, cujas gorduras benéficas ajudam na lubrificação do globo ocular.

Confira abaixo alguns produtos da Rede Mundo Verde que ajudam a combater e prevenir as doenças oculares:

Ômega-3 - Sua ingestão é uma alternativa para o tratamento de diversas formas de deficiência lacrimal. Reduz a inflamação ocular e alivia, ainda, sintomas da artrite reumatóide, psoríase, esclerose múltipla e lúpus.

Óleo de Abacate - O óleo contém um carotenoide, chamado luteína, que previne doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular.

Spirulina Havaiana - Por conter a vitamina A, carotenóides e zeaxantina, a saúde dos olhos é fortalecida, reduzindo assim, o risco de doenças oftalmológicas, como a catarata e a degeneração macular.

A vitamina A e os carotenóides também têm ação antioxidante, que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: alimentos visão doença