Alimentos que não podem faltar no cardápio de verão

Cardápio ideal para o verão

Quer ficar em forma para o verão com uma dieta para lá de saudável? A nutróloga Liliane Oppermann aponta quais são os alimentos mais indicados para os três meses mais quentes do ano.

O cardápio durante o verão deve ser rico em alimentos antioxidantes, como: peixes, tomate, melancia - que contém substâncias capazes de prevenir a formação de manchas e queimaduras na pele.

Devido às altas temperaturas da estação é recomendável o consumo de pelo menos cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes, e bastante líquido. Durante o verão o corpo sofre uma diminuição do metabolismo basal, por isso, para que não ocorra o ganho de peso é preciso reduzir a quantidade de calorias ingeridas.

"O corpo, devido aumento da temperatura, perde mais água e sais minerais através da transpiração, por isso o ideal é fracionar as refeições diárias, comendo mais vezes, em menos quantidade e optando por alimentos mais leves", recomenda Liliane.

A hidratação é outro fator de extrema importância no verão, a ingestão de água mineral, sucos naturais, água de coco, frutas e até mesmo picolés é uma opção refrescante, saudável e menos calórica.

"É recomendado, evitar alimentos preparados com ovos, gordura, leite ou qualquer alimento que necessite de algum tipo refrigeração específica, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias, que podem causar intoxicações alimentares", acrescenta a médica.

Segundo a nutricionista, refeições compostas por alimentos integrais devem compor o cardápio diário nos dias mais quentes do ano.

"Macarrão, pães, arroz integrais são muito bem vindos. Além deles, o cardápio ideal deve ter carnes brancas e magras, legumes e verduras, preferencialmente cozidos à vapor. Para estarmos preparados para a estação devemos priorizar a alimentação leve, saudável e rica em nutrientes", conclui a especialista.

Por Jessica Moraes

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