Alimentos que incrementam a ginástica

Alimentação que incrementa a ginástica

Você sabe quais os principais nutrientes que reforçam a prática esportiva? A nutricionista especializada em nutrição esportiva, Juliana Pansardi, dá os toques.

"Carboidratos e proteínas são extremamente importantes. O carboidrato fornece a energia para a prática esportiva e repõe a que foi perdida durante a atividade. Ele ainda ajuda na captação da proteína pelos músculos, as quais precisam ser repostas após a atividade. Os micronutrientes também são importantes pela ação antioxidante que eles exercem, são exemplos vitamina C, E, selênio e flavonóides", revela.

Segundo a especialista, alguns alimentos ricos em carboidratos são: batatas, arroz, pão, mandioca, por exemplo. Já boas fontes de proteínas são as carnes magras, peixes e ovos.

"Os micronutrientes de ação antioxidante são encontrados principalmente em frutas e verduras, entre elas, as frutas vermelhas, abacaxi, laranja, caju, tomate, maçã, mamão, pêra, fontes de vitamina C; espinafre, couve, ovos, germe de trigo, semente de girassol, fontes de vitamina E; castanhas, carnes e peixes, fontes de selênio e uvas, amoras, framboesas, frutas cítricas, brócolis, repolho e chá verde", descreve Juliana.

Algumas modalidades esportivas exigem mais energia que outras, ou formam mais radicais livres. Daí a alimentação diferenciada de pessoa para pessoa e modalidade para modalidade. Por essa razão não existe uma alimentação ideal para qualquer tipo de modalidade.

Segundo a nutricionista, cada caso deve ser avaliado individualmente, pois cada organismo tem suas necessidades. "Não podemos nos basear apenas na prática do exercício para que uma alimentação seja adequada", explica.


E qual a melhor hora para se alimentar? De acordo com a profissional o mais recomendado é comer antes e após o exercício. Antes por que você precisa ter energia durante o treino. Após por que você precisa repor o que foi perdido.

Além disso, o ideal é comer pequenas porções a cada três horas e nunca exercitar-se sem se alimentar. Frutas são ótimas pedidas para o pré-treino.

Por Jessica Moraes

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