Alimentos que fazem bem a pele

Dermatologista e nutricionista dão dicas naturais e saudáveis
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No mundo moderno, a preocupação com a beleza do corpo e da pele é muito grande. Isto porque com a rotina apertada, é dificil tomar os devidos cuidados. Para cuidar da aparência sem sair de casa, algumas medidas podem ser adotadas no dia-a-dia.

Segundo a dermatologista Dra. Maria Kotzias, da clínica MK Derma, quem quer manter a pele sempre bonita e saudável precisa ingerir pelo menos dois litros de água por dia. “A hidratação e a alimentação saudável são fundamentais para manter a pele bonita. Alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes devem ganhar atenção especial. São medidas simples que contribuem muito para os tratamentos dermatológicos e manutenção da saúde da pele”, diz.

Jesiane Silva, nutricionista do Programa de Saúde Alimentar Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, afirma que oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, linhaça e peixe facilitam a hidratação da pele por serem ricos em zinco e ômega 3. “O ideal é consumir diariamente 20g desse grupo de alimentos. O ômega 3 é muito indicado para pessoas que se expõem de forma exagerada ao sol, pois alivia a ardência, queimação e edemas”, afirma.

Outro alimento essencial para cuidar da pele e dos cabelos é o brócolis, rico em cálcio, zinco e magnésio. Os alimentos alaranjados, como abóbora, cenoura e manga, são ricos em betacaroteno, um foto protetor natural. “Estes alimentos ajudam a fixar o bronzeado, mas vale lembrar que eles não podem ser substituídos pelo filtro solar. Além disso, cada pele é diferente, portanto é fundamental consultar um dermatologista para saber qual o melhor protetor a usar”, garante a dermatologista da MK Derma.

Laranja, acerola, limão e kiwi são ricas fontes de vitamina C e antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. “Como a vitamina C não é sintetizada pelo nosso corpo, o consumo dela deve ser diário”, diz Jesiane Silva.  Outra importante dica para manter a pele sempre bonita é evitar banhos quentes e demorados. Além disso, o uso de filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados e chuvosos, é fundamental para uma pele saudável”, diz a Dra. Maria Kotzias.   


Por Vila Mulher

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