Alimentos que dão energia e disposição

Frutas e outros alimentos podem ser a chave para dar adeus à preguiça
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Ah... a falta de disposição. Quem nunca teve um dia de preguiça que atire a primeira pedra. Pior do que não ter vontade de fazer nada é não ter energia para as atividades diárias. Tem gente que se vira como pode, mas o certo mesmo é investir na alimentação balanceada.


Segundo a nutricionista Tamara Ferreira, do Hapvida Saúde, esta falta de energia pode ser decorrente não só do sedentarismo como da alimentação incorreta.

Para te ajudar a sair desta maré preguiçosa, a profissional deu algumas dicas de alimentos que prometem te fazer mais animada e com vontade de se mexer! Confira:

1- Banana

É rica em substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, bom humor e disposição. Fonte de potássio, que se estiver em baixa no organismo, causa fadiga, cãibra e fraqueza muscular. 

A banana, de quebra, possui carboidrato, outro nutriente energético. Para as mulheres, mais um benefício: a fruta reduz os sintomas pré-menstruais.

2- Ovo

Estudos da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, mostram que o ovo não é vilão do colesterol: ele tem em média 70 calorias. “Este alimento é nutritivo, rico em proteína, colina e vitamina B12, que ajudam na saúde cognitiva contribuindo para uma noite de sono melhor, resultando em mais energia”, explica Tamara.

3- Alimentos integrais

Arroz e farinha de trigo integral, açúcar mascavo, cevada em grão, quinoa e linhaça são exemplos de alimentos integrais que potencializam a disposição. “Isso acontece porque alimentos integrais levam mais tempo para serem absorvidos pelo corpo durante o processo digestivo, gerando mais energia para quem os consome”, esclarece.

4- Vegetal verde escuro, feijão, leite e lentilha

Possuem vitamina B9 que, em baixas quantidades no organismo, provocam fadiga crônica. “Também conhecida como ácido fólico, a vitamina B9 contribui na produção de glóbulos vermelhos e garante a manutenção dos sistemas circulatório, nervoso e imunológico. Quando está em falta no organismo pode causar anemia, dificuldade de memorização, insuficiência respiratória e sinais de fraqueza”, alerta Tamara. 

5- Kiwi, laranja, acerola, morango

Ricos em vitamina C, têm alto poder antioxidante e aumentam a absorção de ferro promovendo mais energia. “Você pode consumir por meio de suco, vitaminas ou mesmo as frutas in natura que, aliás, são ótimas opções de lanchinhos para o dia a dia”, finaliza a nutricionista. 

Que tal mudar um pouco o cardápio, mandar a preguiça embora e curtir a vida?

Por Thamirys Teixeira

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