Alimentos que auxiliam o regime

Alimentos que auxiliam o regime

Para você que pretende inciar uma dieta para ficar em forma para o verão, que tal começar em uma segunda-feira, como hoje?

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa britânica Tesco Diets, a segunda-feira é o dia ideal para começar o regime, afinal, o fim de semana costuma ser um período de relaxamento, as pessoas se reúnem para uma refeição farta com a família e segunda-feira é o dia mais apropriado para iniciar qualquer nova meta, inclusive a de perder peso.

Por isso é importante saber que alguns alimentos específicos podem ser fortes aliados. Além de saborosos e nutritivos, muitos têm calorias negativas, ajudam no processo digestivo e atuam no metabolismo. São legumes, verduras e frutas que são amigos de quem está brigando com a balança.

É claro que a queima calórica durante o processo digestivo depende do metabolismo de cada pessoa, das enzimas e, claro, do que cada um escolhe na hora da refeição. Mas no geral, alimentos com alto teor de fibras gastam mais energia durante a digestão.

Frutas cítricas, como laranja e limão, por exemplo, têm um gasto menor de efeito térmico do que o abacate, banana e caqui, que são mais suculentas.

Em relação aos legumes, o modo de preparo é fundamental. Alimentos crus gastam mais energia na digestão que os cozidos.

O mais importante é buscar uma alimentação balanceada, que tenha representantes de todos os grupos de nutrientes. Frutas como ameixa, maçã e pêssego, por exemplo, ajudam a saciar a fome. Inclua no cardápio alimentos como o gengibre, a canela e a pimenta que aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias.

Por Jessica Moraes

Comente