Alimentos que amenizam a TPM

Alimentos que amenizam a TPM

Foto: © Ralf Schultheiss/Corbis

Está mais emotiva e também irritada? O motivo para isso é a famosa tensão pré-menstrual. Você sabia que existem alimentos que podem aumentar ou amenizar os sintomas?

A TPM é caracterizada por um conjunto de sintomas que acometem o público feminino durante 14 dias depois do primeiro dia do período menstrual e que costuma desaparecer entre um ou dois dias após o início da menstruação. Ou seja, a mulher pode apresentar mudanças de humor como ansiedade, tristeza, nervosismo, dificuldade de concentração, sentir uma certa sensibilidade nos seios, inchaço corporal, constipação intestinal, entre outros.

O que muitos não sabem é que alguns alimentos agravam ainda mais os sintomas da TPM, como no caso dos que são ricos em açúcares, como bolos, tortas, chocolates, refrigerantes e outras guloseimas. "Em excesso, o açúcar refinado provoca fadiga, dores no corpo, inchaço, além de contribuírem para a elevação do peso corporal", alerta a Dra. Ana Huggler, nutricionista da Global Nutrição.

Embora sejam saborosos, os alimentos ricos em açúcares agravam na retenção de líquidos que, consequentemente, provocam inchaços no corpo durante este período. "O chocolate, por exemplo, normalmente é conhecido pelo fato de que o cacau ativa a serotonina e, com isso, aumenta na sensação de bem estar. Porém, é importante ficar atenta ao tipo de chocolate escolhido. O ideal é optar pelo amargo já que possui 70% de cacau e é um dos que menos possuem gorduras, evitando o aumento de peso", alerta a Dra. Ana Huggler.

Para aliviar os sintomas da TPM, a nutricionista indica que o importante é apostar numa dieta composta por nutrientes que têm propriedades calmantes. "A banana é uma boa dica para melhorar o bem estar, pois ela possui vitamina B6 que está relacionada a produção de serotonina. O ômega 3 é outro nutriente que não pode faltar no cardápio. Por ser antioxidante, ajuda a combater as dores e melhora o humor", sugere.

Para quem costuma ficar muito ansiosa nesses dias, uma solução está em investir na linhaça e no consumo de maracujá que ajudam a diminuir a compulsão por doces e têm efeitos calmantes. "Evitar o consumo de bebidas alcoólicas também é importante, pois como são diuréticos favorecem à perda de nutrientes, acarretando no aparecimento de dores de cabeça", informa ela.

A cafeína também é outro nutriente que não deve entrar no cardápio nesses dias, pois prejudica os estoques de vitamina B e aumentam a irritabilidade. "Refrigerantes, chá preto e mate não são recomendados. Assim como alimentos gordurosos que são responsáveis pelo aumento do hormônio estrogênio, responsável pelo surgimento de acne no rosto", explica Ana.

Vale ressaltar que uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e outros produtos integrais ajudam a controlar os sintomas.


Por Vila Mulher

Comente