Alimentos podem ajudar no controle da pressão arterial

Alimentos podem ajudar no controle da pressão arte

Uma alimentação saudável pode ajudar no controle da hipertensão arterial, que atinge 23,3% dos brasileiros, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. A proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. No ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual. Em 2009, a proporção foi de 24,4%.

A hipertensão arterial é responsável pelo desenvolvimento de outras doenças, como cardiovasculares e a alimentação exerce importante papel na prevenção e controle da doença. Pessoas com risco de adquirir são as que possuem histórico da doença na família, não praticam atividades físicas, consomem muita bebida alcoólica, não controlam sua alimentação ou estão acima do peso.

Reduzir o consumo de sal, bebidas alcoólicas, alimentos industrializados, gorduras saturadas e trans e procurar por alimentos frescos, cereais integrais e com baixo teor de sódio e gorduras são medidas preventivas. A nutricionista Bruna Murta, da Mundo Verde, afirma que "existe uma gama de produtos no mercado que garantem uma dieta boa para o coração sem se tornar uma experiência traumatizante para o paladar".

Dicas de alimentos que podem ajudar na prevenção da hipertensão e nos cuidados com o coração:

LINHAÇA: rica em ômega 3: tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

CÁPSULAS DE ÓLEO DE PEIXE: fonte de ômega 3. Auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

GÉRMEN DE TRIGO / ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO: fonte de vitamina E que possui efeito anticoagulante, melhorando a circulação sangüínea.

LECITINA DE SOJA: previne danos nas artérias.

CHOCOLATE AMARGO (70% de cacau): fonte de polifenóis que auxiliam na proteção da saúde do coração.

SUCO DE UVA: contém bioflavonoides que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos

CEREAIS INTEGRAIS (aveia, farelo de trigo, arroz integral): por serem ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e pressão sanguínea. Podem ser consumidos juntamente com frutas, vitaminas ou iogurtes

QUINUA, SEMENTE DE GERGELIM E SOJA: fontes de cálcio, ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial

FEIJÃO, ERVILHA SECA e BANANA PASSA: importantes fontes de potássio, auxiliam a regular a quantidade de água nas células

OLEAGINOSAS (castanha de cajú, castanha do brasil, nozes, avelã, pistache - sem sal): fontes de gorduras insaturadas e magnésio, elas auxiliam no combate à hipertensão

CÁPSULAS DE ÓLEO E ALHO: aumentam a elasticidade dos vasos, com isso auxiliam a circulação e diminuição da pressão sanguínea


SAL LIGHT: possui potássio em sua composição e teor reduzido de sódio. Pode ser utilizado em substituição ao sal comum, porém em quantidade pequena

Por Catharina Apolinário

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