Alimentos para uma boa noite de sono

Ter uma péssima noite de sono realmente é algo que incomoda. Não apenas você, mas todos que estão a sua volta. Cansaço, mal humor, dores de cabeça são alguns dos sintomas no dia seguinte.

Dormir é uma necessidade fisiológica, o sono é o momento em que corpo e mente descansam, essencial para o bom desempenho do organismo. Muitos necessitam de várias horas de sono. Para outros, poucas horas são suficientes, entretanto, ter uma noite de sono tranqüila é algo imprescindível para o bem-estar das pessoas.

A falta de sono traz o cansaço e, consequentemente, menos atividades físicas. A pessoa queima uma quantidade menor de calorias, reduzindo seu metabolismo. A falta de sono durante a noite também pode levar a pessoa ao consumo compulsivo de alimentos calóricos, como, açúcares, podendo causar o ganho de peso.

Ocorre também a diminuição na liberação de hormônios importantes, como a leptina, responsável pelo controle da saciedade, e a insulina, que prejudica a glicose. Com o cortisol é o contrário. Seu aumento propicia o estresse e alteração de humor.

Por isso perceba como é importante dormir bem, pois reflete em várias funções no seu organismo. Pensando nisso elaborei algumas dicas para uma noite de sono tranqüila:

- Beber uma xícara de leite morno com mel antes de dormir é uma boa pedida, pois o leite contém triptofano, que é um aminoácido essencial, ele age como um indutor natural do sono, por aumentar a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebro. O mel também é proposital, por ser um carboidrato, facilita a entrada do triptofano no cérebro.

- Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras em geral, antes de dormir, pois pode provocar azia e má digestão e dessa forma causar aquela inquietação durante o sono.

- Bebidas estimulantes como chá preto, chá mate, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois possuem em sua composição xantina e cafeína que estimulam o sistema nervoso central.

- Muito cuidado na quantidade dos alimentos ingeridos na última refeição, principalmente se for realizada poucas horas antes de dormir, para que você não sinta aquela sensação de empachamento.

- Beba chá de ervas descafeínados.

- Outras dicas como tomar banho quente antes de dormir, usar roupas leves, confortáveis, ler um livro, ouvir uma música para relaxar, também são válidas.


Se mesmo seguindo essas dicas você não conseguir dormir melhor, procure um profissional que possa te ajudar. Faça o tratamento e sinta-se melhor.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente