Alimentos para tratar cada problema da pele

Os melhores alimentos para a pele

A pele também precisa de cuidados, assim como qualquer parte do nosso organismo. Por isso é fundamental ficar de olho na alimentação, a responsável por fornecer os nutrientes necessários para as células cutâneas, que garantem o viço, a hidratação e a saúde que a nossa pele precisa.

Além disso, certos alimentos têm o poder de prevenir e tratar problemas específicos da pele, tais como a acne, flacidez, olheiras, desidratação e queimaduras, por exemplo. Confira:

Acne - uma boa estratégia para combatê-la é investir em alimentos fontes de vitamina C, como as frutas cítricas. A mexerica, por exemplo, é uma das frutas que reúnem a maior quantidade da vitamina por unidade. Outros alimentos recomendados são a goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócoli, tomate, mamão, cenoura, abóbora, sementes de abóbora e de girassol, aveia, peixes de água fria, frutos do mar, ovos e couve-manteiga.

Olheiras - os melhores alimentos para combater o problema são os ricos em ômega 3, como a semente de linhaça dourada triturada e os peixes, que ajudam a proteger os capilares e que garantem o bom funcionamento do sistema circulatório.

Desidratação - invista em alimentos que contêm bastante água, como a melancia, que apresenta quantidade de água igual ou superior a 90% de sua composição. Outras frutas ricas em água também podem ser consumidas diariamente, como o melão, o abacaxi, a pera e também a água de coco.

Rachaduras - aposte em alimentos que ajudem a hidratar e a evitar novas perdas de água, como a castanha do Brasil. Outros alimentos que ajudam a reter a umidade natural da pele são o salmão, atum, sardinha e arenque.

Queimaduras - alimentos ricos em betacaroteno preparam a pele para receber o sol e se prevenir contra queimaduras causadas pelos raios solares, tornando-a mais resistente. O brócolis é um exemplo disso, que também contém sulforafano. Outros alimentos recomendados são a cenoura, o mamão e a couve.

Rugas - reforce a dieta com alimentos ricos em vitamina E, que é um poderoso antioxidante, antiinflamatório e responsável por combater os radicais livres. Sementes de girassol sem casca é um alimento-chave contra as rugas, pois contêm muito ferro, cálcio, fósforo, sódio, potássio, vitaminas do complexo B e betacaroteno, um precursor da vitamina A e da vitamina E. Outros alimentos recomendados são goiaba, laranja, espinafre, rúcula e abóbora.

Estrias - invista em alimentos que são fontes de vitamina C, como as frutas cítricas. Elas fornecem a matéria-prima para a construção do colágeno, além de ajudar a neutralizar os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento. O morango é rico em vitamina C, polifenóis, flavonóides e em ácido elágico, substâncias aceleram o processo de eliminação das toxinas acumuladas no fígado e no intestino, melhorando o funcionamento do organismo como um todo. Outros alimentos recomendados são: mamão papaia, kiwi, melão, manga, laranja, brócolis, melancia, alcachofra, banana, pimentão amarelo, goiaba e mexerica.

Flacidez - o segredo é aumentar a disponibilidade de nutrientes que são importantes para a síntese de colágeno, como o manganês e o cobre, presentes nos grãos e nas frutas oleaginosas. A noz-pecã, por exemplo, é uma das fontes mais importantes dos dois minerais. Ela é rica em gordura poliinsaturada, que faz bem ao coração e protege contra doenças crônicas, como o diabetes e o colesterol. Outros alimentos semelhantes são o tomate, cenoura, folhas verdes, grãos integrais, leite, peixe, carnes magras, laranja, limão, acerola, amêndoas e soja.

Vasinhos - recorra a alimentos fontes de vitamina C e flavonóides, duas substâncias que dão conta de fortalecer o sistema vascular, minimizando a ação dos radicais livres sobre ele. Os alimentos mais indicados são a cebola-roxa, laranja, limão, goiaba, mamão, alcachofra, brócolis, couve-flor, abacate, ameixa e pimentão amarelo.

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Celulite - Consuma aveia, que é rica em fibras, acelera a eliminação de toxinas e ainda favorece a perda de peso, que está diretamente relacionada ao aparecimento da celulite. Outras boas opções são azeite de oliva extravirgem, castanha do Brasil, folhas verde-escuras e maçã.

Por Jessica Moraes

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