Alimentos para a beleza da pele e cabelos

Profissionais ensinam como manter a pele e os cabelos saudáveis
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Quem nunca ouviu a expressão: você é o que come? Na correria do dia-a-dia, muitas pessoas preferem opções mais rápidas de refeições como fast-food  e enlatados ao invés da alimentação saudável.

De acordo com a nutricionista Liane Buchman, da Clínica BodyHealth, Bodytech Eldorado, todos os excessos causam mal a saúde e a pele também é afetada. 

"Para algumas pessoas é praticamente impossível resistir à combinação de batata-frita, hambúrguer e refrigerante. A composição destes alimentos introduz excesso de proteínas, gorduras (a maior parte saturada, altamente prejudicial) e açúcares, além da deficiência de vitaminas, de sais minerais e fibras”, ressalta.

Os alimentos tem poder regenerador e podem tornar a vida mais prazerosa. As frutas vermelhas são ricas em flavonoide antocianina que possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, previnem o surgimento de rugas, doenças cardiovasculares, câncer e tem ação antitumoral e anti-inflamatória. 

Uva, cereja, ameixa, framboesa, morango, amora, maça, groselha vermelha, açaí, mirtilo, cramberry podem ser consumidos diariamente e permitem fazer pratos deliciosos, sucos, salada de frutas e batidos com iogurte.  Segundo Liane - “o fundamental é não exagerar em nada. Não existe fórmula mágica para se manter bela e saudável. A dica é ter vida regrada, dieta balanceada e exercícios na medida”.

Unhas fracas e queda de cabelo podem ser um alerta para alguma deficiência de vitaminas, sais minerais ou mesmo uma doença mais grave, como o hipotireoidismo. As vitaminas A, C, E e as do complexo B ajudam a ter pele e cabelos bonitos. A vitamina A é responsável pela renovação celular, C e E protegem conta o envelhecimento e  têm ação antioxidante. 

Cada uma destas vitaminas é encontrada num grupo específico de alimentos, que em uma dieta equilibrada tem suas necessidades facilmente supridas.


Por Vila Mulher

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