Alimentos orgânicos - tenha sua horta em casa

alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos basicamente são aqueles que não são associados a nenhum tipo de agrotóxico. As técnicas utilizadas em sua produção visam respeitar ao máximo as suas condições naturais e ambientais, evitando assim, qualquer dano que possa ser causado à saúde do consumidor.

A nutricionista Nathália Guedes nos explica que por essa razão eles são muito mais saudáveis. Embora vendidos em hipermercados eles são mais caros.

Na agricultura, por exemplo, ela conta que são utilizados apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam além da vantagem de serem mais saudáveis, também são muito mais saborosos.

Já em relação à produção de carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Nathália ainda dá dicas de como ter uma horta em casa: "O ideal seria ter um espaço grande e bem arejado para ter essa horta, pois os alimentos precisam respirar e ter o cuidado da plantação e ficar longe de pragas, animais e insetos."


Ela também aconselha que os vasos e as sementes podem ser comprados em lojas especializadas para esse fim, ou a pessoa pode usar a semente do próprio alimento e plantar.

Por Jessica Moraes

Comente