Alimentos orgânicos engordam menos?

Alimentos orgânicos engordam menos

Os alimentos orgânicos são indispensáveis no cardápio de muitas pessoas que adotam um estilo de vida mais saudável. O problema é que os consumidores acreditam que esse tipo de alimento é muito mais saudável e menos calórico. Será que é verdade? A resposta é não.

Por definição, agricultura orgânica é um termo usado para identificar alimentos isentos de produtos químicos, como agrotóxicos e outros elementos que os deixem mais resistentes, coloridos, etc. "São produtos cultivados sem fertilizantes artificiais ou dejetos humanos. No lugar disso, dá-se preferência aos estercos de animais, adubação verde, compostagem e ao controle biológico de pragas", conta a nutricionista Juliana Maia.

Segundo uma pesquisa recente da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, as pessoas realmente acreditam que toda a comida rotulada como orgânica é bem mais saudável e menos calórica. Jenny Wan-Chen Lee, pesquisadora da universidade, chamou 144 pessoas para escolherem entre iogurte, batata frita e biscoitos recheados com chocolate. Ela pediu para que cada um comparasse as variedades orgânicas aos similares supostamente sem aditivos.

Apesar de todos os alimentos em questão serem orgânicos, os participantes tiveram respostas bastante diferentes entre si. Eles também precisaram classificar alguns atributos de cada alimento provado, cujo resultado não foi diferente. Em geral, a pesquisa revelou que o consumidor considera os alimentos orgânicos 60% menos calóricos que os convencionais, mostrando assim o erro mais comum na hora de comprar os alimentos certos pra uma dieta adequada.

Juliana ressalta que isso acontece porque as pessoas não sabem exatamente o que é um alimento orgânico e, por isso confundem o que é mais saudável, por não conter química, com algo que engorde menos. "Esse tipo de produto possui as mesmas calorias dos convencionais", conta a nutricionista, alertando sobre o erro mais comum das pessoas em relação ao que é melhor comer. Por considerar que tais alimentos não engordam, a tendência é consumir ainda mais, até mesmo de maneira exagerada, agravando os problemas como a obesidade e diabetes.


A nutricionista deixa uma boa dica para quem quer, além de uma alimentação orgânica, algo realmente eficaz para a dieta: "Dê preferência aos grãos integrais, porque eles são muito importantes no dia a dia. Estudos mostram que os alimentos orgânicos podem conter um valou maior de vitaminas e minerais e isso sim é essencial para uma boa dieta".

Por Carolina Pain (MBPress)

Comente