Alimentos industrializados = Gorduras Trans

Alimentos industrializados  Gorduras Trans

Sabemos que o consumo acentuado de alimentos gordurosos é prejudicial à saúde ocasionando obesidade, aumento das gorduras sangüíneas como triglicérides, colesterol total e LDL - colesterol. Também causam doenças cardiovasculares, além de um mau funcionamento do organismo em geral.

Esse grande vilão da saúde é conhecido como a gordura saturada. É proveniente de alimentos de origem animal como carnes, leite integral e seus derivados (manteiga, queijo), chocolate e alimentos fritos. Ela sabidamente aumenta os níveis de colesterol sangüíneo, contribuindo para o aparecimento de doenças. E, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o 9º país onde ocorrem mais mortes por doenças cardíacas.

Porém, o que muita gente não sabe é que a gordura insaturada também pode ocasionar tais problemas. A gordura saudável, proveniente de alimentos de origem vegetal, quando transformada em saturada, através do processo de hidrogenação industrial, passa a ter outras características.

A gordura do tipo insaturada é líquida em temperatura ambiente como os óleos vegetais, por exemplo. Através do processo de hidrogenação industrial, os óleos incorporam hidrogênio e se transformam em gorduras sólidas à temperatura ambiente e, com isso, são utilizados na indústria alimentícia, tornando melhor a consistência dos alimentos, dando mais sabor e também aumentando a vida útil dos alimentos.

A gordura trans também está presente em alguns alimentos in natura, onde passam pelo processo de hidrogenação natural, ocorrido nos animais. A carne e o leite possuem pequenas quantidades de gordura trans.

A gordura hidrogenada, que é um tipo específico de gordura trans produzido industrialmente, tem como exemplo as margarinas e alimentos preparados com estes ingredientes. Além de alimentos industrializados, como sorvete, salgadinho de pacote, bolos industrializados, biscoitos recheados, bolachas, batata frita, pratos congelados, margarinas etc.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura do tipo trans altera o metabolismo lipídico, causando aumento no colesterol sangüíneo total e do LDL - colesterol (o mau colesterol), como a diminuição do colesterol bom, o HDL - colesterol.

Comente