Alimentos com poder de cura

Alimentos com poder de curar

A farmácia pode estar dentro da sua casa e não se trata de remédios. Os próprios alimentos podem ser a solução de muitos problemas e alguns têm o nutriente necessário para cuidar de um problema específico! Basta conhecer quais são.

Colesterol - A maçã tem pectina, fibra que auxilia na diminuição do colesterol plasmático, um dos principais responsáveis por problemas cardiovasculares. E uma colher de aveia no cardápio diminui a absorção de gorduras e favorece sua eliminação.

Mau hálito - Alguns alimentos auxiliam na produção de saliva e na limpeza bucal, como o gengibre, hortelã, salsinha, maçã, abacaxi, laranja, mamão, cenoura, tomate, beterraba, alface e pepino.

Alergia - abacaxi e agrião. São alimentos mucolíticos, ou seja, possuem substâncias que quebram o muco e facilitam a respiração, melhorando sintomas como rinite e sinusite.

TPM (tensão pré-menstrual) - derivados da soja, como tofu, leite de soja suavizam as mudanças hormonais. Frutas vermelhas também auxiliam no equilíbrio do estrógeno e amenizam os sintomas da TPM.

Ansiedade - misture banana-nanica e iogurte, ambos contêm triptofano, que age como um calmante natural.

Intestino preso - Abóbora cozida, semente de linhaça, brócolis, escarola, almeirão, são fontes ricas de fibras, eficazes no estímulo da função intestinal.

Azia - Uma xícara de chá de alecrim pela manhã reduz sintomas de azia. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da erva protegem a mucosa estomacal.

Insônia - Arroz e pão integrais, leite, nozes e lentilha contêm triptofano, aminoácido capaz de aliviar os sintomas da insônia, que quando associado ao carboidrato, participa da produção de melatonina, hormônio indutor do sono.


Depressão - frutas, ricas em vitaminas e minerais, desaceleram o processo depressivo. O chocolate amargo tem a mesma função: ele contém anandamida, substância que diminui a sensação de tristeza e reduz os níveis de hormônio do stress.

Por Jessica Moraes

Comente