Alimentação para o sono perfeito

Alimentação para o sono perfeito

Uma alimentação saudável é uma das fórmulas para uma noite de sono mais tranquila e revigorante. Estar atento a esses fatores traz melhorias na qualidade do sono e na disposição ao dia seguinte.

Fazer refeições antes de deitar, principalmente ingerir alimentos que promovem o aumento dos níveis de insulina (acionando assim o metabolismo), pode influenciar na má qualidade do sono. Quanto maior a refeição noturna, maior a dificuldade de digestão.

Antes de dormir também é indicado evitar alimentos refinados como arroz branco, farinhas brancas e pão branco. Os alimentos mais indicados são aqueles que ajudam a relaxar, como a alface, maçã, pepino, salsão e ervas como a camomila e a cidreira.

Alimentos fonte de triptofano como carboidratos, encontrados na banana, podem ajudar a proporcionar noites bem dormidas, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Segundo Ana Angélica, consultora do sono da empresa de travesseiros Duoflex, é muito mais difícil seguir uma dieta alimentar quando não dormimos bem. "O sono perfeito alia alimentação e o travesseiro ideal para uma noite mais confortável e revigorante".

Dicas sobre sono e alimentação

- Carboidratos à noite devem ser consumidos com moderação.

- Carnes vermelhas dificultam a digestão e podem interromper o sono.

- Infusões de melissa e camomila melhoram a qualidade do sono porque possuem substâncias que diminuem a agitação e melhoram os desconfortos gástricos e intestinais.


- Desligar a TV, computador ou celular e deixar o ambiente bem escuro. A claridade interfere na produção da melatonina - hormônio que avisa o cérebro que já é hora de dormir.

- A atividade física melhora o padrão do sono e é a chave para longevidade, mas devem ser feitos pelo menos quatro horas antes de ir dormir.

Por Jessica Moraes

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