Alimentação nos feriados

Este ano é grande o número de feriados que já se passaram e os que ainda estão por vir. Para muitas pessoas esses feriados prejudicam bastante a dieta, seja para emagrecer ou apenas para manter um corpo saudável.

Mais importante do que dar dicas de como se comportar diante dos alimentos, é preciso se conscientizar, assim será mais fácil se controlar. Os momentos de lazer não devem estar relacionados ao descontrole alimentar. Isso geralmente acontece, e até é compreensível, já que comer é gostoso e prazeroso, mas o que é prejudicial é o excesso.

Um ponto que deve ser aprimorado é aprender a diferenciar fome de gula. A gula é um dos fatores responsáveis pela falta de controle. Muitas pessoas comem mesmo sem estar com fome, porque não conseguem controlar a vontade de ingerir um determinado alimento.

É preciso controle emocional para resistir ao desejo de consumir alimentos em excesso ou alimentos que nada irão fornecer de saudável para o seu corpo.

Experimente perguntar-se antes de comer: Estou mesmo com fome? Por que vou comer? Quando for para o “segundo tempo”, questione: Ainda estou com fome? Se comer esta porção a mais, fará bem ao meu corpo?

Como sempre o equilíbrio é a saída, não deixe de comer o que você gosta, mas aprenda o momento certo de parar. Deixar de ingerir alimentos que dão prazer somente aumentará a vontade, o que pode levar ao descontrole.


Não esqueça também que o feriado te proporciona oportunidade de praticar atividades de lazer que vão te ajudar na manutenção de um corpo saudável, como caminhar na praia, nadar, andar de bicicleta, jogar vôlei, futebol, boliche, dançar, levar as crianças em parques de diversão ou aquáticos. Divirta-se com a família e amigos, aproveitando para gastar mais energia.

Nunca pense que não vai conseguir se controlar, não deixe se entregar facilmente. Tente, mude, você pode, você consegue!

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente