Alfarroba substitui o chocolote para intolerantes à lactose

Alfarroba é opção para Páscoa celíacos e intoleran

Muffin de Alfarroba. Foto/ Reprodução site Chubby Vegan

Celíacos e intolerantes a lactose têm problemas quando o assunto é chocolate. E, com a Páscoa, é impossível fugir desta iguaria. 75% da população apresenta alguma intolerância à lactose, no Brasil ao todo somam 25%.

A nutricionista funcional, Paula Gandin, formulou algumas dicas para quem sofre de intolerância à lactose e doença celíaca (intolerância permanente ao glúten).

A alfarroba é uma vagem que, após a trituração e torrefação, resulta em uma farinha que funciona como substituta do cacau. É rica em fibras, não contém cafeína, e seu sabor é similar ao chocolate amargo, e por possuir apenas 0,7% de gordura, torna-se uma alternativa excelente para quem está de dieta. Naturalmente doce, a alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos.

Outra opção interessante para quem tem intolerância à lactose é o chocolate a base de extrato de soja, 100% vegetal. Como não contém glúten, os celíacos também são beneficiados. "A versão sem açúcar pode ser consumida por diabéticos. Seu valor calórico é inferior ao do chocolate tradicional e ao dietético, por isso, é uma alternativa interessante mesmo para quem não tem nenhum tipo de restrição alimentar. Nesta versão o leite é substituído pelo extrato de soja, mas sem que o chocolate perca seu sabor", orienta a nutricionista.


A nutricionista alerta as pessoas que possuem qualquer tipo de restrição em relação aos ingredientes utilizados nos chocolates para que leiam atentamente a lista de ingredientes impressa na embalagem, por segurança.

Por Catharina Apolinário

Comente