Águas com gostinho de quero mais

Águas com gostinho de quero mais

Foi-se o tempo em que água era sem perfume e com gosto de nada. Hoje há uma variedade enorme nos cardápios dos principais bares dos grandes centros. Há aquelas com um toque de limão, abacaxi, menta, gengibre, enfim, as opções são infinitas.

Saiba que águas servidas com um toque de alguma fruta ou até flor dá uma sensação de saciedade. A nutróloga Liliane Oppermann explica o motivo: "É uma simples questão de que o aroma dá uma ideia de maior satisfação". Água com sabor é uma ótima opção para quem gosta de beber algo durante as refeições, mas não quer se sentir pesada.

Por falar nisso, boldo e erva doce são excelentes para quem quer dar uma mãozinha para a digestão. A nutricionista Inarí Ciccone, graduada em Nutrição pela Unifesp e pós-graduanda em Obesidade e Emagrecimento pela Unifesp, tem outras opções: "Limão, laranja e abacaxi, as frutas ácidas em geral, ajudam a acidificar o bolo estomacal para que as enzimas possam agir. E as enzimas presentes no abacaxi, por exemplo, ajuda a quebrar proteínas."

Muitos lugares dão a opção de substituir a água mineral pela de coco ou gasosa. Porém, Dra. Liliane Oppermann afirma que o melhor é acrescentar, nunca substituir. Se você quiser variar é ótimo, mas água também é importante. "A água com sabor, gasosa ou de coco possuem outros macronutrientes ou minerais e compostos químicos que, se ingeridos em excesso, podem ser prejudiciais", explica Inari Ciccone.

Esta é mesmo mais uma opção para os dias quentes. Mas não podemos deixar de falar da importância do suco de fruta. "A preferência deve ser dada ao suco natural, adicionando o mínimo de açúcar, para aumentar a ingestão de frutas diárias pelo indivíduo", diz a nutricionista. "Entre todas as bebidas citadas, o suco de fruta é o mais nutritivo", lembra a nutróloga.

A variação é tanta que há quem aprecie acrescentar flores na água. As mais usadas são rosas e flor de laranjeira. Pensa que elas não fazem bem ao nosso organismo? Está enganada. "A flor de laranjeira é diurética e a rosa é bem exótica, tem antocianinas antioxidantes. Há quem com o sorvete de rosas", explica Liliane Oppermann.


Quer experimentar?

"Boas combinações para a água com sabor é utilizar um tipo de fruta cítrica, como morango, limão, laranja, abacaxi, e misturar com ervas como capim cidreira, hortelã, alecrim, alfazema, manjericão, ou adicionar gengibre, que é um excelente termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo", recomenda Inarí Ciccone.

"Morango é bem aromático e diurético. Limão e laranja aumentam a vitamina C, abacaxi com erva doce é digestiva e maracujá com cidreira é calmante", complementa Dra. Liliane Oppermann.

Por Bianca de Souza (MBPress)

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