Água e emagrecimento

É comum as pessoas ficarem em dúvida sobre o papel da água no emagrecimento. Algumas perguntas são freqüentes: Beber água morna em jejum emagrece? Água quente queima calorias? Por isso resolvi escrever sobre esse assunto, para que você entenda qual o papel da água no emagrecimento.

Primeiro vamos deixar claro o seguinte, a água em si não tem o poder de queimar calorias, ela também não engorda, pois não tem calorias. Mas ela pode contribuir com emagrecimento da seguinte maneira:

- Beber água e consumir alimentos ricos em fibras, faz com que aumente a formação do bolo fecal, contribui com o bom funcionamento do intestino e dessa forma favorece o emagrecimento.

- Sensação de saciedade: Quando você bebe água e realiza pequenas refeições entre as refeições principais, você se sente mais saciada para a próxima refeição.

- O estômago tem a capacidade limitada de dilatar até cerca de 2 litros. Dessa forma a ingestão de líquidos ao longo do dia manterá seu estômago relativamente preenchido, diminuindo a demanda de alimentos.

- A água acelera o funcionamento dos rins, evita a retenção de líquidos e inchaço.

- O hábito de beber água faz com que você reponha o líquido perdido no organismo, melhora a circulação sanguínea, previne o aparecimento de celulite.

Além de outras funções que acabam por contribuir também, mesmo que indiretamente como: transportar nutrientes para as células, regular a temperatura corporal, etc.

Essas são apenas algumas funções da água no organismo, mas você pode perceber o quanto é importante, por isso faça o possível para atingir a recomendação de cerca de dois litros por dia.

Se você tem dificuldades em lembrar de tomar água, deixe sempre uma garrafinha na mesa do escritório, na sala de aula, no carro, etc. Não espere sentir sede, pois isso já indica que você está desidratando.


Se você tem o hábito de beber durante as refeições, opte pela água, apenas não extrapole na quantidade para que não prejudique o processo de digestão, até 200ml, mais do que isso dilui o suco gástrico e torna a digestão mais lenta.

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

Comente