Adoçante: quanto posso consumir por dia?

adoçante

Foto - Shutterstock

Há muitas informações em volta dos adoçantes. Uma delas é que, em excesso, ele pode prejudicar a saúde e até colaborar para o ganho de quilinhos a mais.

Exatamente isso. Os adoçantes não são processados no estômago e vão direto para o intestino, atrapalhando a flora intestinal e a ação da insulina, responsável por captar a glicose e manter os níveis de açúcar no sangue, segundo afirma um estudo publicado recentemente na revista Nature. Por isso, ele pode ser acusado de atrapalhar no controle do peso.

O sabor dos adoçantes também engana o cérebro, que entende que você está consumindo açúcar. E, assim como o açúcar, pode criar um certo vício, fazendo você aumentar o consumo cada vez mais. Aos poucos, as pessoas tendem a querer maiores quantidades de adoçantes para sentir o mesmo gosto.

Portanto, fique atenta e veja qual a quantidade diária de adoçante que você pode consumir por dia:

Aspartame: 48 gotas ou 3 envelopes

Ciclamato: 12 gotas ou 1 envelope

Sacarina: 6 gotas ou 1/2 envelope

Stévia: 7 gotas ou 1/2 envelope

Sucralose: 18 gotas ou 1/2 envelope

E cuidado porque não se deve levar em consideração apenas o número de sachês ou gotas, mas também com a quantidade de alimentos com adoçantes (como balas, gelatinas, bolos, doces etc).

Uma boa alternativa é optar por açúcares mais saudáveis, como o demerara e o mascavo, que contêm mais nutrientes e minerais, e praticamente as mesmas calorias que os adoçantes. E evitar o açúcar branco, que é refinado, além das bebidas adoçadas, como os refrigerantes light e os sucos de caixinha.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: açúcar adoçante