A importância do jantar

A importância do jantar

Muitas pessoas não sabem, mas o jantar é uma refeição tão importante quanto às demais refeições do dia, como o almoço. E não pense que cortar essa refeição ajuda a emagrecer. Se você respeitar todas as refeições do dia, seguindo uma alimentação balanceada, a tendência é ficar com o peso ideal.

O corpo precisa de nutrientes para manter suas funções vitais também no período noturno. Não se alimentar à noite faz com que o gasto energético fique comprometido: o corpo se acostuma com a falta de nutrientes e passa a reservar gordura, ao invés de queimá-la, dificultando a perda de peso.

Entretanto, para se alimentar de forma correta e não comprometer a digestão e consequentemente o sono, o ideal é evitar a ingestão de grandes quantidades de alimentos e dar preferência a refeições mais leves, como sopas e saladas.

Se uma boa opção para noites mais frias é a sopa, para noites mais quentes a salada é a escolha acertada. Além de alimentar de forma leve e na medida, as folhas e verduras são excelentes auxiliares para o bom funcionamento do intestino, o que contribui para uma digestão eficiente e uma boa noite de sono.

leia também


Para beber, evite refrigerantes, cafés e bebidas que contenham cafeína, por serem estimulantes, o que vai atrapalhar o sono. Sucos e infusões (chás de ervas como a cidreira, a camomila, entre outros) são boas opções para acompanhar o jantar. As exceções são o chá-verde, chá branco e chá de erva-mate, que tem cafeína.

Deixar de jantar também pode provocar danos à saúde. Permanecer em jejum por muito tempo pode causar problemas futuros como gastrite e hipoglicemia. E, além disso, pessoas que deixam de jantar acabam exagerando em refeições como café da manhã e almoço, facilitando o ganho de peso.

Por Jessica Moraes

Comente