A importância de um café da manhã saudável

A importância de um café da manhã saudável

Foto: Dreamstime

Um estudo apontou que apenas 30% das pessoas tomam café da manhã completo e saudável. Um dos motivos pode ser a falta de hábito de se alimentar corretamente pela manhã, mas é importante perceber que isso prejudica o desempenho das pessoas durante todo o resto do dia.

De acordo com especialistas, a primeira refeição do dia precisa ter pão com frios, leite com café ou achocolatado com açúcar, suco de laranja e uma fruta. E entre os motivos que afastam o brasileiro da alimentação correta no início do dia são a pressa, medo de engordar, falta de costume, falta de fome, entre outros.

No universo corporativo, a ausência de um café da manhã saudável pode contribuir para quadros de exaustão emocional. Fadiga intensa, falta de forças para enfrentar o dia de trabalho e sensação de estar sendo exigido além de seus limites emocionais, distanciamento emocional e indiferença em relação ao trabalho e diminuição da realização pessoal, com falta de perspectivas para o futuro, frustração e sentimentos de incompetência e fracasso, podem ser desencadeados.

A professora doutora da USP/SP, Elizabeth Wenzel Menezes, apresentou o estudo "Carboidratos e fibra alimentar: resposta glicêmica". A pesquisadora mostrou que os carboidratos produzem respostas glicêmicas variadas e que alimentos com baixo índice glicêmico são aqueles que permitem um lento aumento da glicemia e que são fonte de energia gradual e por longo tempo. "Neste grupo classificamos desde pão de forma light cenoura, e o de 7 grãos; macarrão espaguete cozido, aveia em flocos, até farelo de aveia e outros", disse Elizabeth.

Por Catharina Apolinário

Comente