6 dicas para fugir dos doces calóricos

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Depois do almoço como resistir a uma sobremesa? Durante a tarde, está impossível abrir mão de comer doces como chocolate ou bolacha recheada? Se você respondeu sim às duas questões, saiba que não é a única que enfrenta dificuldade em dizer "não" às guloseimas. E, apesar desse hábito ser comum, em especial, entre as mulheres, não é nada saudável.

O açúcar é um carboidrato refinado que proporciona uma série de problemas à saúde, como Diabetes mellitus, arteriosclerose, obesidade, aumento do ácido úrico sérico e incidência de cálculos biliares. De acordo com nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, o consumo exagerado aumenta a produção de insulina do corpo, sobrecarregando o pâncreas e fragilizando o organismo.

A vontade de comer doces pode estar associada à diminuição da serotonina, um neurotransmissor regulador do humor, prazer, sono, ansiedade, fome, saciedade, entre outros.

Dicas para reduzir seu desejo por doces:

1. Reduza o consumo de doces

Se a vontade de comer doce é muito grande, quase impossível não é recomendado à parada brusca de seu consumo. O ideal é reduzir o consumo gradativamente. A parada repentina geralmente dura alguns dias e, muitas vezes, a pessoa sofre com um efeito rebote, abusando mais ainda dos doces.

2. Menos calorias e mais saúde

Diariamente faça três refeições principais e duas pequenas refeições nos intervalos, isso ajuda a controlar os níveis glicêmicos diminuindo a fome. E não deixe de se alimentar corretamente, pois isso ajuda a diminuir o desejo por doces depois do almoço ou jantar.

Escolha trocar os doces por frutas in natura, frutas secas. Alternativas como gelatina light com pedaços de frutas, frutas com iogurte light. Outra boa opção, inclusive no período do verão são os frozen iogurtes. São refrescantes, de baixa caloria (cerca de 80 Kcal o copo e 70 Kcal na versão dieta).

Frutas como maçã, pêra ou banana podem ser cozidas até em micro ondas com canela e cravo, sendo uma excelente opção de sobremesa mais saudável e que pode suprir a necessidade de comer doce.

3. Controle o emocional

Procure ajuda se você não consegue se controlar emocionalmente e usa o doce como válvula de escape dos problemas. Também não o elimine totalmente da dieta enquanto não buscar um suporte emocional e, sobretudo, nutricional adequado.

4. Mantenha os doces longes

Para resistir à tentação, não carregue doce na bolsa ou evite deixar quantidade em estoque no armário. Manter as guloseimas por perto só aumenta a vontade de ingeri-las. Por isso, evite guloseimas em casa ou escritório.

Evite passar o dia chupando balas e outras guloseimas. Se somadas, as calorias podem aumentar muito.

5. Aproveite para consumir os alimentos certos

Aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral, castanha do Pará devem ser incluídos nas refeições, pois ajudam a controlar a necessidade de consumir doces.

6. Pratique atividade física regularmente

A prática regular de atividade física ajuda muito a resistir aos doces. Com o exercício também são liberadas substâncias no cérebro que nos dão sensação de prazer, melhoram o humor, diminuem a ansiedade e consequentemente a vontade de doces. Além disso, melhora a capacidade cardio-vascular e se ganha em qualidade de vida.

Lembre-se

Não pule refeição alguma durante o dia, também não diminua as quantidades para, mais tarde, comer uma sobremesa. Essas táticas geralmente não funcionam, pois acabamos comendo mais nas refeições posteriores ou ficamos "beliscando" sem perceber. O resultado é um aumento nas calorias diárias ingeridas, que muitas vezes nem é percebida.


Por Vila Mulher

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