5 dicas para mudar sua alimentação neste verão

Os dias quentes pedem uma alimentação mais leve e refrescante
alimentação verão

foto: Shutterstock

A chegada do verão normalmente traz mudança nos hábitos alimentares das pessoas que buscam a melhora da forma física, já que o corpo acaba ficando mais exposto com roupas mais abertas, praia e piscina. 

Mas os dias quentes acabam também pedindo uma alimentação mais leve e refrescante por causa do aumento da temperatura do corpo, que perde mais líquido – pela transpiração gerando a necessidade de repor água, vitaminas e sais minerais.

 Por esse motivo, é importante aumentar a ingestão de líquidos, mesmo antes de a sede chegar. “Em dias quentes alguns alimentos devem ser ingeridos com maior frequência e em maior quantidade, como frutas, legumes e verduras, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares”, afirma Avany Bon, docente do curso de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi.

“As mais indicadas são o abacaxi, o melão, a melancia, a laranja e o coco verde por terem alto teor de líquidos e da capacidade de repor sódio e potássio”, conclui. Para reforçar a hidratação corporal, além de água, também podemos tomar chás, especialmente os chás de erva doce, camomila, erva cidreira e outros, e sucos, de preferência os refrescos, sem abusar do uso do açúcar.

Algumas dicas:

1 - Faça refeições mais leves. Procure consumir mais frutas, verduras, legumes,  cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos;

2 - Evite alimentos gordurosos, frituras e restrinja o consumo de bebidas alcoólicas;

3 - Coma mais vezes, em menor quantidade;

4 - Consuma líquidos em abundância, como água, sucos naturais, chás e água de coco. Afinal no verão sentimos muito calor, transpiramos mais e precisamos repor esse líquido;

5 - Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.


Comente