5 dicas para manter uma dieta equilibrada

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Saber exatamente o que, quando e como comer é um desafio de quem faz dieta! É preciso estar atenta antes de decidir o que elminar do cardápio. "Comer de todos os grupos é importante, pois cada grupo alimentar fornece nutrientes específicos que, quando em falta, geram desequilíbrios no nosso organismo", orienta a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Carla Nordi Dovigo.

Ela lista mais cinco dicas para manter uma dieta saudável e equilibrada:

Mantenha uma dieta diversificada, incluindo todos os tipos de alimentos. Quando excluímos um grupo alimentar da nossa dieta, essa pode se tornar extremamente monótona, podendo levar à desistência da dieta;

Alimente-se a cada três horas. Horários fixos e fracionados, a cada três horas, são importantes, pois nos ajudam a manter um metabolismo mais acelerado, contribuindo também para evitar picos exagerados de fome e, consequentemente, para diminuirmos a quantidade de alimento consumido;

Coma devagar. É cientificamente comprovado que o nosso cérebro demora de 15 a 20 minutos para processar a informação de estarmos nos alimentando. Se comermos rápido demais, essa informação chegará somente após já termos consumido muito além do que precisamos para nos sentirmos satisfeitos;

Não faça jejum. Quando fazemos jejum, o corpo cria mecanismos para continuar funcionando e, para isso, passa a queimar nossas reservas para produção de energia. No entanto, o jejum de curto prazo acaba utilizando nossos músculos como reserva, e não nossa gordura corporal. Consequentemente, nós perdemos músculos e não gordura;

Seja persistente. A persistência na dieta a longo prazo é imprescindível para que nós possamos ver os resultados esperados. Vendo esses resultados, ficaremos ainda mais motivados a dar continuidade a este processo de emagrecimento.


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