5 dicas infalíveis para se livrar do inchaço

Livre do inchaço

Foto: Rick Gayle Studio/Corbis

O verão está se aproximando, logo os dias estarão mais quentes e o que se deseja é se sentir bem com o corpo, não é mesmo? Se você sofre com retenção de líquidos, se sente inchada, incomodada e quer dicas para se livrar dessa situação, veja como resolver este problema.

Água

Beba muita água diariamente, coloque uma garrafinha perto de você e vá bebendo, nem que seja aos goles. Procure ficar atenta na quantidade que está ingerindo, e perceba quantas vezes você urina por dia. Aumentando a ingestão de água, você também deverá aumentar a frequência em urinar, perceba também se ao longo do dia ela vai clareando. Se você não gosta de água e é uma tortura para você, experimente colocar umas folhinhas de hortelã na garrafinha ou uma rodela de limão ou laranja, isso deixará um sabor natural mais agradável.

Frutas

Algumas frutas possuem mais líquido em sua composição do que outras, por isso vale a pena investir nelas: melancia, melão, pera, morango, ameixa, carambola, laranja, tangerina.

Excluir do cardápio

Deixe de lado tudo que for industrializado, pronto, congelado, pois são alimentos ricos em sódio, que faz com que você retenha líquido. Dê preferência por alimentos o mais natural possível. Segue uma listinha de alimentos com muito sódio em sua composição: temperos prontos, sopa de saquinho, suco em pó, macarrão instantâneo, pratos prontos congelados, frios, embutidos, salgadinhos de pacote e bolacha recheada.

Tirar o saleiro da mesa

Use pouco sal no preparo dos alimentos e não coloque o saleiro na mesa na hora da refeição. Para o tempero da salada, use o limão ou vinagre, regue azeite, use ervas aromáticas e caso sinta a necessidade de colocar o sal, salpique bem pouco, ok?

Intestino reloginho

Para que seu intestino funcione bem, o que contribui muito para não se sentir inchada, é preciso ter uma alimentação saudável, rica em fibras. Veja alguns alimentos que podem ajudar com que o seu intestino funcione bem: aveia, farelo de trigo, semente de linhaça, iogurte, verduras, legumes, frutas e alimentos integrais. Cuidado, se você aumentar a quantidade de fibras e não beber água o efeito será ao contrário!

Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional.

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