5 alimentos perigosos para a saúde dos gatos

alimentosgatos

Foto - Shutterstock

Se você tem um gato de estimação fique alerta com a alimentação do bichano. Muitos donos de gatos agradam seus animais com pedaços de comida humana, o que pode fazer mal para o bichinho.

Isto porque alguns alimentos inofensivos ao homem são tóxicos aos felinos. Anemia, lesões intestinais e doenças renais são algumas das complicações causadas por comidas como cebola, leite e osso. "O gato é carnívoro e precisa basicamente de proteína em sua dieta", diz o veterinário Wagner Luis Ferreira, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A ração, seca ou molhada, é a melhor opção à alimentação do gato. "Comidas ingeridas por humanos dificilmente oferecem todos os aminoácidos que o gato precisa, como a taurina, essencial à saúde cardíaca do bicho", explica Ferreira.

Apesar disso, ainda existem alimentos permitidos. "Agradar o gato de vez em quando com petiscos inofensivos, como iogurte e atum, não faz mal", afirma o veterinário Marcio Antônio Brunetto, especialista em nutrologia de cães e gatos. Confira 5 alimentos perigosos para os gatos:

1- Ossos

Ao roer ossos, gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal, inclusive perfurações.Além disso, há substâncias no osso que levam a desidratação.

2- Uva

Trata-se da fruta mais perigosa para os gatos. Se ingerida em grandes quantidade, ela pode causar lesão renal aguda nos felinos.

3- Azeitona

O sódio de seu tempero é perigoso para os animais hipertensos e portadores de doença renal crônica.

4- Leite

O gato pode ser alimentado com leite de vaca até os 45 dias de vida. Depois disso, quando adultos, o leite pode desencadear diarreia e vômito, e, por ser rico em cálcio, contribuir para a formação de pedra no rim.

5- Comidas temperadas com alho e cebola

Estes alimentos têm substâncias que podem causar anemia aos felinos


Por Vila Mulher

Comente