4 substitutos do açúcar refinado

Substitutos naturais do açúcar refinado

Foto - Shutterstock

Dos açúcares disponíveis no mercado, o refinado é o que traz mais malefícios. Alguns estudos sugerem, inclusive, que abusar desse produto pode causar mais problemas à saúde que bebidas alcoólicas e até mesmo o cigarro.

Mas trocar o açúcar refinado do cardápio nem sempre é uma alternativa bem aceita pelas pessoas. Para quem sofre com a balança ou quer diminuir o uso do produto na dieta, a alternativa mais fácil encontrada são os aspartames ou outros tipos de adoçantes artificiais.

Mas você sabia que existem uma porção de alternativas naturais que podem substituir o açúcar refinado? Além de serem mais saborosas, são cheias de nutrientes. Conheça alguns deles:

Mel: além de ser um adoçante natural, o mel contém diversas outras propriedades medicinais, como ser antioxidante, ajuda na digestão, na imunidade do corpo, entre outros.

Maple syrup: popularmente utilizado como calda de panquecas americanas, o maple é um tipo de melaço retirado do tronco de árvores canadenses conhecidas como "maple tree". Essa calda é repleta de vitaminas e minerais, como zinco e magnésio, além de antioxidantes. Só cuidado quando for escolher o xarope canadense: alguns não passam de um xarope de milho misturado com água e açúcar, uma imitação do legítimo maple.

Açúcar de coco: o açúcar de coco é extraído do nectar das flores da Palma de Coco, que é aquecido e vira um caramelo. Depois de frio, o caramelo é triturado até chegar a pequenos grãos que lembram o açúcar demerara (aquele que preserva o melaço da cana de açúcar, porém é um pouco mais processado do que o mascavo). Ele tem baixo índice glicêmico, ou seja, demora mais para virar glicose e é rico em vitaminas B1, B2, B3 e B6 e minerais como o zinco, magnésio, ferro e potássio.

Melaço: chamado de "Melaço Blackstrap", é um subproduto da cana de açúcar e também possui baixo índice glicêmico, sendo um líquido espesso e de uma coloração bem escura. O melaço é rico em cálcio, ferro, cobre e outros nutrientes, e contribui para o crescimento e manutenção dos cabelos; ajuda na coagulação do sangue e no combate à anemia, também contribui com a imunidade do corpo, entre outros benefícios.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: nutrição açúcar