4 combinações alimentares poderosas para sua saúde

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Foto - Reprodução/laurenconrad

Os nutrientes e vitaminas contidas nos alimentos são importantes aliados da saúde. Eles ajudam a prevenir doenças, aumentar as defesas e recuperar o organismo de alguns danos. E sabe de alguma coisa? Alguns alimentos ficam mais potentes se combinados a outros, como um combo saudável.

De acordo com Celso Cukier, nutrólogo do Hospital São Luiz Morumbi, quando a dieta inclui dois ou mais componentes no mesmo prato, a absorção das substâncias (como minerais, vitaminas, etc) tende a ficar mais forte. "Como se os alimentos se completassem", explicao especialista.

Gostou da ideia? Veja 4 combinações que são benéficas à saúde.

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1 - Tomate e abacate contra o câncer

"Alguns estudos mostram que o tomate tem propriedades antioxidantes. Um exemplo disso é o licopeno (que dá a cor avermelhada). A substância tem uma importante relação com o câncer de próstata", informa Cukier. Ela faz parte do grupo dos carotenoides, alimentos que contêm pigmentos que estão contidos na natureza e atuam na saúde.

O especialista diz que o abacate em si não tem nenhuma relação com o câncer, mas pode dar uma força na atuação do tomate. "O licopeno precisa de gordura para ser absorvido. Neste caso, talvez, o abacate por ter uma concentração de gordura alta pode ajudar a absorver o nutriente", afirma onutrólogo. Vale lembrar que o tomate ganha mais potência ao estar em sua forma de molho.

Apesar da combinação ser exótica, é possível encontrar os dois alimentos juntos em comidas mexicanas (o creme guacamole está aí para provar que é possível juntar os dois).

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2 - Alho e peixe são anti-inflamatórios

"Essa é a melhor combinação de todas as que temos. A gordura do peixe já tem propriedades anti-inflamatórias. Como alho tem enxofre, sulfato e também é rico em antioxidante, além de protegerem o coração, também são ideais para o processo anti-inflamatório", conta Cukier.

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3 - Maçã e chocolate protegem o coração

"O chocolate, de fato, é rico em antioxidante, importantes para a manutenção das células, por isso protege o coração", afirma o nutrólogo. Para se ter uma noção, a baixa de antioxidantes no corpo pode aumentar os riscos de enfarte! "Estudos mostram que consumir o doce em doses de 20g diárias ajuda a prevenir doenças cardíacas", explica o especialista.

A maçã, por sua vez, além de antioxidantes, possui vitaminas A e B, minerais e magnésio que fazem bem para o funcionamento do coração. "Esta é uma combinação sinérgica. Dá uma boa proteção cardiovascular, já que a maçã também tem fibras, que amenizam o colesterol ruim", afirma Cukier. Em média, 150g de maçã correspondem a 3g de fibras solúveis que protegem o coração.

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4 - Amêndoas e iogurte dão força aos ossos

As amêndoas são ricas em selênio, que é importante para o sistema antioxidante - e que também protege os ossos, por meio das células. "Atrelado ao iogurte é melhor ainda para absorção do mineral", diz o nutrólogo. Juntos, os alimentos são ricos em vitaminas A, B, D e E, ideais para fortalecer o corpo e repor energia.

"É um bom lanche, eu diria. Especialmente para as mulheres. A vitamina D, o cálcio e magnésio encontrados no iogurte são protetores de ossos e podem prevenir a osteoporose", afirma Cukier.


Por Caroline Sarmento

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