3 tipos de farinha para quem quer evitar o glúten

Conheça 3 alternativas à farinha de trigo
farinha-glúten

Foto - Shutterstock

Cada vez mais o glúten é tido como vilão na nossa alimentação, tanto para quem tem alergia, intolerância ou até mesmo pelas que juram que o grão incha e dificulta o emagrecimento. Graças a vários chefs de cozinha que estudaram outros preparos de alimentos, há como substituir a farinha de trigo por outras sem glúten. Veja só:

Farinha de amêndoas

A farinha de amêndoas é rica em proteínas, gorduras saudáveis para o coração, e vitamina E. Você pode adicioná-la a pratos assados, como brownies, ou usá-la como substituta de migalhas de pão, revestindo frangos e peixes. É melhor armazenar na geladeira ou no freezer.

Farinha de arroz

A farinha de arroz é feita de arroz finamente moído, com ambas as variedades; branco e marrom. É uma ótima substituta da farinha de trigo, pois sua estrutura permite que ela possa ser usada em produtos tradicionais assados, como os pães, por exemplo. Ela também é comumente usada na culinária japonesa para fazer macarrão de arroz e sobremesas tradicionais.

Farinha de amaranto

O amaranto é uma semente usada há mais de 800 anos em rituais religiosos dos antigos astecas, por isso muitas vezes é chamada de "o grão dos deuses." É rica em fibra e é também uma proteína completa. Tem um agradável sabor e pode ser usada em receitas de biscoitos. Mas cuidado na dosagem, pois pode ressecar o prato. Você pode adicionar uma quantidade extra de água, óleo ou compota de maçã para contrariar este efeito e obter a massa com a consistência desejada.


Comente

Assuntos relacionados: farinha de trigo glúten