3 pratos perfeitamente nutritivos

pratos nutritivos

Foto - Shutterstock

Para ter uma alimentação saudável é preciso dedicar tempo para pratos que além de saborosos, sejam nutritivos. Confira 3 opções de pratos saudáveis e saiba qual o papel de cada ingrediente no organismo segundo do a Dra. Daniela de Almeida, nutricionista funcional e esportiva.

Bom apetite!

1. File de frango à milanesa com quinoa e molho de tomate frescos ao forno com creme de agrião light e arroz integral.

A refeição é rica em fibras que colaboram com o bom trabalho intestinal, ajuda no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo. Não contem glúten em sua composição, e dessa forma, as pessoas intolerantes ao glúten também podem desfrutar deste alimento.

Alecrim

Alta capacidade antioxidante, digestiva e desintoxicante.

Cúrcuma

Possui função anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Protege contra o câncer, artrite, condições oculares, gastrointestinais, pancreatite, doenças cardiovasculares, dislipidemias, entre outras.

Agrião

O agrião tem um baixo teor calórico e é uma ótima fonte de vitaminas. Possui também cálcio, magnésio, potássio e vitamina K, auxiliando na prevenção da osteoporose.

Gengibre

Alimento anti-inflamatório, aumenta a imunidade, é termogênico e ajuda a eliminar toxinas.

Castanha do Brasil

Alto conteúdo de gordura monoinsaturada e poli-insaturada, as gorduras boas, melhorando a sensibilidade à insulina.

2 - Gratin de frango gratinado com couve-flor e brócolis com arroz integral, cenoura e nozes. Brócolis

Com boa concentração de cálcio, magnésio, fibras, vitamina C e glucosinolatos, é um vegetal que ajuda na prevenção da osteoporose, regulação do intestino, prevenção do câncer e no processo Detox do organismo.

Couve flor

Com boas quantidades de cálcio, vitamina C e A, combate inflamações e os radicais livres em excesso. Por possuir glucosinolatos, ajuda no processo detox do organismo. Rica em fibras, ajuda a manter o intestino saudável.

Castanhas e nozes

Riquíssima em selênio com poder antioxidante,traz vários benefícios à saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e hipotireoidismo.

Alho poró

Assim como o alho, possui uma substância funcional, a alicina, com ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico.

Cenoura

Além de retardar o envelhecimento das células, a cenoura ajuda a proteger a visão, previne o câncer e fortalece o sistema imunológico.

3. Filé de frango grelhado ao molho de laranja com purê de batata doce funcional e vagem brunoise ao vapor.

Com uma ótima combinação de nutrientes, a vitamina C presente na laranja auxilia na absorção do ferro, além de ser um antioxidante que funciona bem com vitaminas E, reduzindo o estresse oxidativo e prevenindo contra doenças cardiovasculares.

A vagem possui cálcio, potássio e magnésio, que ajuda a melhorar o desempenho durante o exercício.

O purê de batata doce feito com castanhas dá um pique ótimo para os treinos e proporciona excelentes benefícios com gordura saudável, aumentando a absorção de vitamina A e E, potentes antioxidantes, prevenindo contra o estresse oxidativo provocado pela atividade física.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: alimentação dieta prato nutritivo