Viver além dos 90

9 segredos para quem quer viver além dos 90

Em um mundo repleto de avanços tecnológicos, e que a medicina vem nos beneficiando com muitas descobertas, não é de se surpreender que o tempo de vida dos seres humanos está aumentando.

No entanto, ela não é tão longa como poderia ser. Muitos cientistas têm estudado as pessoas que vivem mais tempo, procurando encontrar semelhanças e alguns segredos para a longevidade. Aqui estão nove deles que podem ajudar você a viver além dos 90:

1) Genes: Um dos fatores da longevidade é a sua constituição genética. Embora os fatores não-genéticos também estão relacionados a uma vida mais longa, a presença de determinados genes podem realmente aumentar suas chances. Constatou-se que os irmãos de centenários tinham quatro vezes mais probabilidade de viver após os 90 anos do que aqueles que não tinham irmãos tão mais velhos.

2) Ingerir menos calorias: comer alimentos gordurosos demais, além do ganho de peso, coloca em risco o seu coração - e antes mesmo das artérias entupirem, você pode ter um ataque cardíaco. Mas se você cortar as calorias poderá estender sua vida. A pesquisa do International Longevity Center, dos EUA, considerou que os animais alimentados com menos calorias vivem cerca de 40% mais do que aqueles alimentados com muito mais calorias. Por isso os especialistas sugerem que se deve comer 25% menos calorias do que você consome agora, para ter maiores chances de chegar aos 90.

3) Comer frutas e legumes coloridos: Não basta comer mais frutas e verduras. O que importa ainda mais é a seleção do que vai ser consumido. As melhores frutas e legumes são aqueles de cores mais vibrantes, porque eles contêm mais antioxidantes. Quanto mais coloridos - isso inclui cerejas, brócolis, espinafre, maçã vermelha, amoras, uvas - mais nutrientes que irão combater os radicais livres. O chocolate escuro e o vinho vermelho (quando tomado com moderação), também são boas opções para o bom envelhecimento e para o cérebro.

4) Oração e meditação: se você quer ser saudável, precisa de exercício, pois as pessoas perdem massa muscular e óssea à medida que envelhecem. Exercitando-se diariamente pode ajudar a reduzir este problema. Mas você não deve se concentrar apenas no exercício. É preciso tempo para relaxar também. A meditação e a oração são duas formas que podem ajudar a aliviar o estresse, que pode contribuir para a eficiência imunológica reduzida com a idade. Reserve algum tempo do dia para relaxar. Isso pode ajudar você a viver mais.

5) Dormir mais: Se você quer viver do além dos 90, é vital obter uma boa noite de sono. Dormir o suficiente é mais importante para a sua idade do sono ininterrupto. É necessário de sete a nove horas de sono, quando ficar mais velho. Então, se você fizer isso um pouco de cada vez, dormindo à tarde, e dormir durante a noite (mesmo que seja separado) pode ajudá-lo a viver mais tempo.

6) Aprender algo novo: Você não tem que ir para a faculdade para aprender algo novo, é possível aprender coisas novas todos os dias. Desenvolver um novo hobby: jogar xadrez, pintar, dançar, aprender música, observar os pássaros, ou até mesmo aprender um novo idioma. Aqueles que lêem muito e procuram maneiras de interagir com o mundo ao seu redor, podem construir as células do cérebro e fazer conexões entre os neurônios. E aprendendo algo novo pode ser uma boa maneira de se divertir e aliviar o estresse.

7) Descobrir seu propósito: Aqueles que se sentem como se tivessem um propósito na vida estão mais propensos a viver mais tempo. De fato, há evidências de que pessoas que têm um sentido de finalidade maior têm menos chances de sofrer um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco do que aqueles que se sentem relativamente inúteis. Pense sobre as atividades significativas que você pode se envolver. Isso inclui voluntariado e projetos de caridade, participação na comunidade, e interações com a família e os amigos. A definição de metas e realizações podem auxiliar neste sentimento de propósito.

8) Ter otimismo: uma atitude positiva pode realmente retardar o processo de envelhecimento, aumentando a sua longevidade. O otimismo alivia o estresse e ajuda a sentir um melhor senso de propósito. Fazendo um esforço para olhar o lado bom das coisas pode ajudar a melhorar suas perspectivas. Também é uma boa idéia para ignorar estereótipos negativos sobre o envelhecimento. Um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Eua, descobriu que os idosos com visões mais pessimistas obtinham um desempenho pior em testes de memória do que aqueles que tinhas visões positivas do próprio envelhecimento.


9) Vida social: Ter uma vida social pode realmente ajudar você a viver mais tempo. Quando você interage com os amigos e familiares, você desfruta de uma maior satisfação com sua vida e pode aumentar a chance viver além dos 90. Na verdade, ser ativo em uma congregação da igreja, ou em um clube do livro, sair para comer uma vez por mês com seus amigos pode ajudá-lo a viver mais tempo. Atividades da família também pode ser uma boa maneira de interagir com os outros e viver mais. Mesmo se for online, a interação social pode ter resultados positivos. A chave é desenvolver e manter relacionamentos de longo prazo.

Por Jessica Moraes

Comente