Tratamentos paliativos

Tratamentos paliativos

O tratamento paliativo é um cuidado profissional que procura manter a qualidade de vida de um paciente quando não há mais cura, quando geralmente o paciente está em estado terminal.

A angústia de quem sofre sem poder receber a cura e ainda os seus familiares leva estes a ficarem desorientados sobre como lidar com a triste situação.

São estes casos que requerem esse tipo de tratamento, que visa promover um pouco mais de conforto e alívio a estes pacientes e suas famílias.

Diante da necessidade de intervenções globais, os cuidados paliativos são realizados por uma equipe profissional interdisciplinar integrada.

Alguns dos princípios desse tratamento são possibilitar ao paciente viver tão ativamente quanto o possível até o momento de sua morte, integrar cuidados espirituais e psicológicos ao paciente, promover o alívio da dor e de sintomas desagradáveis e oferecer suporte aos familiares no dia a dia da doença e até no luto.


Muitas instituições e hospitais contam com equipes preparadas no socorro paliativo, oferecendo a assistência apropriada. Manter a qualidade de vida desses pacientes já sem esperança ultrapassa oferecer o que é vital para oferecer o que é puramente humano, a solidariedade.

Por Jessica Moraes

Comente