Teste revela com qual candidato você mais combina

candidatoeleições

Foto - Reprodução/diariodoscampos

Saber em quem votar em época de eleições nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar o eleitor nesse trabalho, o site repolítica fez um teste de compatibilidade.

Com 18 perguntas, o quiz reúne pontos importantes, como legalização das drogas e do aborto, adoção de crianças por casais gays, independência do banco central, desmilitarização da polícia, redução da maioridade penal, entre outros.

O eleitor tem quatro opções de respostas para os pontos apresentados: Concorda, concorda parcialmente, discorda ou discorda parcialmente.

Ao final, o site divulga uma lista dos candidatos com maior similaridade de respostas que as suas. Segundo um dos idealizadores do portal, Daniel Veloso, o teste é uma tentativa de equilibrar a disputa:

"É mais fácil você descobrir certas opiniões de determinados candidatos olhando no Repolítica do que procurando no plano de governo dele, por exemplo, ou no meio de uma longa entrevista. E, no caso de políticos menores, que não têm tanta informação disponível por aí, o Repolítica é a fonte de mais fácil acesso e, muitas vezes, com informações exclusivas", informou Veloso em entrevista à Info.

Outro ponto é que a plataforma é colaborativa, ou seja, todos podem acrescentar informações sobre os políticos. São utilizadas informações divulgadas pelos próprios candidatos e opiniões dos usuários para compor o banco de dados do site.

"Fazemos um monitoramento geral das alterações pra evitar abusos mais graves. Mas o principal monitoramento é feito pela própria comunidade — e até pelos próprios políticos que usam o site", afirmou Veloso.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: eleições candidato