Tenha mais disposição no calor

disposição no calor

No calor extremo é difícil estarmos animadas e bem dispostas durante o dia. Isso acontece porque além da transpiração e suor excessivos, parece nos faltar ar suficiente, devido ao tempo quente e abafado. Por isso existem algumas formas simples e fundamentais para se sentir mais disposta, em qualquer ocasião do dia. Uma dieta balanceada, boas noites de sono e hábitos mais saudáveis já modificam de forma positiva esses dias calorentos.

Investir na alimentação é uma das primeiras ações no combate ao cansaço e à fadiga. Acrescentar saladas e verduras na sua refeição diária, além de saudável, proporciona uma digestão mais leve. Carnes, que possuem muita proteína, podem "roubar" a energia, e alimentos muito gordurosos desaceleram a digestão. Por isso o ideal é equilibrar a refeição e no café da manhã, fazer uma vitamina de frutas. A maçã melhora a imunidade e a banana aumenta a disposição porque é rica em magnésio e vitaminas do complexo B.

Em vez de pães e bolos escolha um pão integral com azeite. Uma colher de sopa de semente de linhaça é rica em ômega 3 e melhora a memória. Os cereais integrais levam mais tempo para serem digeridos, com isso você demora mais para ter fome de novo. O carboidrato do pãozinho comum é digerido muito mais depressa. Evite também nesses dias de calor extremo o café com leite, principalmente na correria do dia a dia.

Quem sofre de estresse pode ter problemas com laticínios. Quando a mucosa do intestino está irritada, sua permeabilidade aumenta. Então o organismo passa a absorver moléculas maiores e reage como se tivesse assimilado um corpo estranho. O resultado é cansaço, olheiras profundas, dor de cabeça e resfriados freqüentes.

Também tente moderar a forma que você come. Pessoas que comem rápido demais se sentem muito "cheias" após as refeições. O processo gástrico é mais lento e isso pode causar desconforto por horas. E na hora da bebida, opte pelo suco natural ao invés das bebidas gasosas.

Ter uma boa noite de sono também é essencial. Observe quantas horas seu organismo precisa para repousar. Nem mais, nem menos horas do que aquele tempo que seu corpo já está programado. Além de acordar mais relaxada, o sono organiza os hormônios, elimina os excessos, recompõe todas as células do organismo. Tente perceber se você costuma acordar melhor e até naturalmente, pronta para enfrentar o dia, ou se já abre os olhos mal-humorada (o humor é um indicador de saúde absoluto); ou se acorda indisposta, sem vontade de ver o sol.

O sono é, sem dúvida, o momento mais importante da restauração. Para driblar a insônia e ter uma noite bem dormida: evite se alimentar e beber pouco antes de deitar, evite o mesmo para exercícios físicos, não leve os problemas para o travesseiro e elimine todos os ruídos existentes que possam atrapalhar o seu sono: luzes, sons, TV ligada.

Beber água então, nem se fala. É regra ter uma garrafa/copo de água sempre por perto, independente de estar realizando atividade física ou não. Ela reidrata o corpo, principalmente nesses dias de alta temperatura em que perdemos freqüentemente nossos sais minerais. A solução mais simples também é a mais eficaz. Um corpo bem hidratado garante melhor aparência, refletida nos cabelos, nas unhas, na pele. Os médicos recomendam beber um litro e meio de água por dia. Se você não tem esse hábito é bom se adaptar, refrigerantes e outras bebidas açucaradas não fazem o mesmo efeito. A água diminui o inchaço, melhora a digestão, reduz infecções, absorve melhor os nutrientes e regula a temperatura do corpo.

Para o dia a dia, tenha um leque ou ventilador de mão, que ajuda nas horas mais delicadas, como dentro de um ônibus lotado, ou numa fila de supermercado. Use roupas e calçados confortáveis. Tecidos leves e soltos são a melhor opção. Roupas escuras e muito justas atrapalham a circulação, incomodam e dependendo do material, geram mais transpiração.

Higiene é fundamental. Tome banho várias vezes ao dia, de preferência no início do dia, para dar aquele. Lave muitas vezes as mãos, o rosto, combata o suor e a oleosidade com produtos apropriados e que refresquem a pele, de preferência use sabonetes neutros.

Essas são algumas dicas que podem melhorar - e muito - o seu dia a dia. Implantar os itens fundamentais como dormir bem, comer bem e beber mais água, por exemplo, já fazem uma enorme diferença. Você vai notar essa mudança se substituir os antigos hábitos por essas práticas de forma significativa no seu cotidiano.


Por Jessica Moraes

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