Tempo para tudo

Tempo para estar com a família

Sem tempo para ficar mais com a família, sair com os amigos, ir ao médico? Você precisa administrar seus horários e não se focar somente no trabalho. Tudo tem seu tempo e coisas importantes não podem ser ignoradas. Como o dia não tem 30 horas, você pode usar as que tem de forma mais qualitativa. Confira!

Use uma agenda semanal ou mensal para ter uma idéia global do seu tempo disponível e das suas atividades. Você verá que agrupar atividades pode ser eficaz para economizar tempo com deslocamentos, que várias providências podem ser tomadas simultaneamente e que atividades podem ser superpostas sem perder a eficácia.

Por exemplo, usar uma manhã por mês para resolver todas as questões bancárias, usar o telefone ao invés de ir pessoalmente resolver algo, deixar o carro para lavar num posto próximo enquanto vai ao dentista, estudar ou organizar a lista do supermercado enquanto espera atendimento em algum lugar.

Procure não realizar todas as tarefas num dia só. Deixe as menos urgentes para outro dia; programe sua semana. Se você tenta fazer tudo o que deseja num só dia, você acaba não fazendo tudo o que gostaria, ou seja, termina o dia frustrada, cansada e ainda não teve tempo para aproveitar sua família e relaxar um pouco.

Verifique atividades que estão desperdiçando o seu tempo. Se puder eliminá-las ou reduzir o tempo com que as exerce, isso contribuirá significativamente para economizar seu tempo.

Faça pelo menos uma refeição por dia com a família. Aproveite esse tempo para conversar, compartilhar experiências e trocar ideias. Em ocasiões especiais, leve a família a um restaurante.

Aproveite os finais de semana para estar mais junto das pessoas que ama. Com a ajuda da família, escolha um hobby de que todos possam participar e gostar. Dedique regularmente tempo para realizarem juntos essa atividade. Convide pessoas queridas para tomar um lanche, participar de um jogo, se divertir, dar risada. É nos fins de semana que você pode encontrar aquele amigo ocupado que trabalha muito durante os outros dias e também não tem tempo para ver os amigos.

Preparando o almoço? Chame toda a família para ajudar a preparar. Pouco importa que todos dominem a arte da culinária. O que vale é garantir a diversão e não se preocupar com a bagunça que, certamente, irá acontecer. Quando a família realiza uma atividade unida e espera um resultado que irá beneficiar a todos, a diversão é certa. Caso alguma coisa dê errado, você tem uma ótima deixa para tentar repetir a atividade novamente.

Otimize o seu sono, saiba quantas horas por dia você precisa dormir, e durma e acorde sempre no mesmo horário.

Se você tiver amigos e parentes que podem lhe ajudar em algo, não hesite em pedir. Todos gostam de ajudar, quando se tem um envolvimento (amizade por exemplo), e assim, o esforço e tempo a ser investido na tarefa, pode ser reduzido drasticamente.

Corte a televisão pela metade. Como é algo que não requere esforço mental para entender, o tempo passa muito mais rápido que quando lendo uma informação, por exemplo. Procure assistir apenas em horários pré-definidos e que não atropele outros compromissos. Assim como a TV, evite extrapolar horários na internet e em outras atividades individuais e não tão saudáveis.


Organize-se! Sem organização, não existe tempo e dificilmente conclusões bem sucedidas. Se você pode sair do trabalho assim que termina suas atividades, organize seu tempo para finalizá-las mais cedo, evitando procrastinações.

Por Jessica Moraes

Comente