Reverta os exageros das festas

Reverta os exageros das festas

Abusou muito nas ceias de fim de ano? É hora de se recuperar e reparar o estrago, afinal, o verão está só começando e você precisa estar pronta para exibir o corpinho nas ruas.

Mas não se desespere. O exagero não deve ser compensado com uma excessiva restrição alimentar. O ideal é que nas refeições principais você consuma alimentos com maior volume e menor quantidade energética, como frutas, legumes, verduras, além de cereais integrais (por exemplo, arroz integral).

Assim o organismo irá receber o alerta de saciedade, levando à interrupção da ação de se alimentar. Estipule horários para pequenos lanches entre as refeições principais. Isso evita ficar beliscando.

Na primeira semana do ano, faça um diário alimentar. Anote tudo o que você come e a hora em que isso acontece. Sabendo identificar os períodos de maior fome e os erros alimentares, ficará mais fácil reorganizar a alimentação.

Faça pequenos lanches entre as refeições principais. Opte por frutas, biscoitos integrais, barrinhas de cereais ou iogurtes desnatados.

Substitua os alimentos tradicionais por outros com menos teor de gorduras. Ao invés de sorvete de massa, tome um picolé de frutas; no lugar de molho branco use molho vermelho de tomate. Leites desnatados, iogurtes light, queijos brancos são as melhores opções.

Compare os rótulos dos alimentos para verificar se a substituição do integral pelo light vale a pena. A restrição de calorias é o princípio básico de quem deseja emagrecer. A restrição calórica é necessária para que haja o emagrecimento. Faça preparações que não acrescentam muitas calorias aos alimentos como, grelhados, cozidos e assados.

Faça exercícios diariamente. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima e é mais fácil manter o peso sob controle. No dia a dia, por exemplo, vá pelas escadas ao invés do elevador, leve seu cachorro para passear, caminhe durante a pausa de seu almoço, movimente-se o máximo que puder, pois ao longo do dia, você verá que gastou mais calorias do que imagina.

Por Jessica Moraes

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