Promessas de Ano Novo: hora de planejá-las!

resoluções

© moodboard/Corbis

O fim do ano chegou e com ele as promessas de ano novo: "tudo vai ser diferente no próximo ano", "ano que vem eu vou emagrecer", "ano que vem vou parar de fumar" e assim por diante. Mas por que é que, na maioria das vezes, nada que a gente almeja para o novo ano acontece? O problema está em definir metas sem um planejamento sério de como colocá-las em prática. Assim fica difícil mesmo realizar alguma coisa, concorda?

Então considere dois fatores essenciais para uma mudança concreta: organização e atitude! Estar determinada a agir é um passo fundamental, sem dúvida, mas para obter os resultados realmente desejados é também imprescindível um bom planejamento e organização, afinal, é preciso viabilizar os caminhos para alcançar aquilo que você tanto sonha.

Para facilitar o alcance dos seus objetivos, a primeira dica é definir poucas metas. Por exemplo, para 2016 eleja duas ou três prioridades. Se vai ser difícil tirar férias esse ano e você não vai ter dinheiro suficiente para fazer aquela viagem que você sempre quis, adie essa meta para o ano seguinte. Enquanto isso você acumula seus esforços para outras metas mais possíveis de realizar a curto prazo, como começar uma dieta ou malhar, por exemplo.

Definidas as metas, a melhor forma de organizar o processo é colocar tudo no papel. Além de reforçar o compromisso, você estuda os meios mais apropriados para você ir em busca do resultado almejado. Coloque lembretes, use alarmes, compre uma agenda ou um smartphone com aplicativos que facilitem o seu planejamento, especialmente em objetivos que visam um comprometimento frequente seu.

Além de anotar sua meta, elabore um "passo a passo" com as tarefas necessárias que você precisa executar para fazer aquilo acontecer. Se a sua meta for viajar esse ano, você deve:

1.Ligar para uma agência de turismo para saber preços e condições; 2.Se não tem dinheiro, definir quanto economizar por mês e abrir uma poupança específica para isso, 3.Conversar com pessoas que já viajaram, recolher dicas; 4.Programar suas férias por trabalho e assim por diante.

Não deixe também de programar uma data ou um mês que você pretenda atingir sua meta. Resoluções sem data definida para acontecer tem uma grande possibilidade de não se realizar.

Contudo, seja realista. Não adianta definir objetivos que jamais serão cumpridos, como nunca mais comer chocolate, por exemplo. Pode ser uma má escolha. Há objetivos mais viáveis e com resultados mais prazerosos.


Se é algo muito difícil ou as coisas não estão caminhando do jeito que você esperava, não desanime. Tem coisas que nem sempre dependem só da gente, não é mesmo? Faça a sua parte no que estiver ao seu alcance. Se não deu certo, veja o que precisa ser revisto e comece novamente.

Afinal, não há nenhuma razão para que você não possa fazer uma nova resolução de ano novo a qualquer época do ano. Sempre é possível recomeçar!

Por Jessica Moraes - Edição: Renata Branco

Comente

Assuntos relacionados: metas ano novo