Projeto Leitura no Vagão: desligue o celular e vá ler um livro!

Projeto Leitura no Vagão incentiva usuários de met

Foto - Reprodução Projeto Leitura no Vagão

Já percebeu que, enquanto você está no vagão do trem ou do metrô, voltando para casa, uma porção de pessoas ao seu redor está mais interessada no Candy Crush? Um novo projeto chamado de Leitura no Vagão incentiva as pessoas a largarem, mesmo que por alguns minutos, o vício dos smartphones e ler um livro.

A ideia foi criada pelo desenvolvedor de softwares Luís Fernando Tremonti, de 26 anos. Ele afirma utiliza o metrô em São Paulo todos os dias para ir da estação Barra Funda até o Paraíso para ir trabalhar. "Entro todos os dias no vagão e vejo um monte de gente no celular, enquanto apenas uma ou duas leem", disse ele ao escrito Marcelo Duarte, criador do São Paulo para Curiosos. "Tenho amigos que dizem não ter tempo para leitura, mas entram no metrô e pegam direto o celular."

O projeto funciona assim: um livro é deixado no banco para que um usuário destraído possa lê-lo durante a sua viagem. Depois esse usuário pode tirar uma selfie com o livro e usar a hashtag #leituranovagao, para contar alguma curiosidade sobre a obra. Depois o livro é passado para frente para que outras pessoas possam ler. Esse conceito já existe fora do Brasil e é conhecido como BookCrossing.

Para saber mais sobre o projeto, visite a página facebook.com/leituranovagao.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: projeto leitura no vagão